Flea revela a linha de baixo do Led Zeppelin que ele mais adora
Por Bruce William
Postado em 23 de janeiro de 2025
Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers e um dos músicos mais respeitados do Rock, respondeu a uma pergunta feita em 2023 via Twitter (atual X) sobre suas linhas de baixo favoritas de todos os tempos. Em meio a tantos clássicos, o músico surpreendeu ao citar três escolhas que abrangem diferentes gêneros: Parliament, Alice Coltrane e Led Zeppelin.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Entre as escolhas de Flea, destacou-se "Ramble On", faixa do álbum Led Zeppelin II, lançado em 1969. Embora a guitarra de Jimmy Page, os vocais de Robert Plant e a bateria poderosa de John Bonham muitas vezes roubem os holofotes, "Ramble On" é uma música onde John Paul Jones brilha intensamente.
A linha de baixo de Jones é a verdadeira cola da canção, encaixando-se perfeitamente com o violão acústico de Page e os ritmos mais sutis de Bonham. Há uma fluidez e leveza na execução que capturam a essência da música, justificando a escolha de Flea. "Ramble On" não apenas consolida o papel de Jones como um dos melhores baixistas do Rock, mas também mostra o porquê dele ser admirado por músicos de todas as gerações.
Conforme o wikipedia, até 2007, "Ramble On" nunca havia sido executada na íntegra em shows do Led Zeppelin. Contudo, trechos da música foram incorporados em outras performances, como durante "Babe I'm Gonna Leave You" em um show em Toronto de 1969. Em outra ocasião, Robert Plant cantou algumas linhas de "Ramble On" no meio de "Communication Breakdown" no show de março de 1970 no Pacific Coliseum, em Vancouver. A primeira vez que a canção foi apresentada completa ocorreu na lendário reunião da banda, em 10 de dezembro de 2007, na O2 Arena, em Londres.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Rolling Stones lança o vídeo de "In The Stars", música de seu novo disco de estúdio
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"

Nada de "give it away": Red Hot Chili Peppers fatura alto com venda de catálogo
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Red Hot Chili Peppers transformam décadas de hits em negócio bilionário ao vender catálogo
A música do Red Hot Chili Peppers inspirada em uma das Spice Girls
Os três músicos que tocam juntos e que, para Rick Rubin, são o máximo da musicalidade


