Joe Satriani desafia os críticos de Kurt Cobain: "Ele era um grande guitarrista"
Por Ricardo Bellucci
Postado em 18 de janeiro de 2025
As opiniões das pessoas sobre a forma como um guitarrista toca, aborda seu instrumento é algo profundamente pessoal e subjetivo. Não envolve apenas aspectos técnicos, mas é algo emocional, profundamente emocional. Acredito ser fundamental respeitar todas as opiniões, todas, sem exceção. David Gilmour, na minha mais modesta opinião o maior gênio da guitarra. Sua forma de tocar é única, marcada pela sua capacidade de emocionar. Para outros seria Hendrix, ou Eddie Van Halen, ou então Eric Clapton e por aí seguimos.
Mas e Kurt Cobain? Seria ele um grande do instrumento? As opiniões dos músicos profissionais sobre a forma como Kurt Cobain toca a guitarra diferem bastante, o que algo perfeitamente normal. Michael Angelo Batio gosta de sua música, mas não aprecia muito sua forma de tocar guitarra, enquanto Brian May, do Queen, notou a sua habilidade de passar sentimento, apesar de não ser um cara muito técnico.
Já para o virtuosíssimo Joe Satriani falando ao Classic Rockantes sobre o lançamento do "G3 Reunion Live DVD", Satriani aproveitou para elogiar a destreza de Kurt Cobain na guitarra:
"Fiquei muito feliz com aqueles discos do Nirvana. Ele era um ótimo guitarrista. Você volta e olha os clipes do Nirvana, e percebe que esse cara está tocando tudo o que ele deveria tocar. Ele não está olhando para o que está tocando, então, obviamente, ele realmente conhece o instrumento. E "ele está tocando com um dos maiores bateristas de todos os tempos [ Dave Grohl ], então isso não teria funcionado se ele não fosse um bom guitarrista."
Para complementar Steve, Billy Corgan, do The Smashing Pumpkins, compartilha o mesmo sentimento. Ele recentemente enfatizou a atitude despreocupada de Cobain em relação aos solos de guitarra, que contrastavam fortemente com a forma usual do metal da época de abordar o instrumento:
"Para as pessoas de fora do nosso mundo, elas achavam muito confuso. Porque, especialmente nos anos 90, se você estava na faixa do metal, você estava na faixa do metal. Agora, entende-se que as pessoas [podem ser] artistas de gêneros diversos. Mas naquela época, era como, [músico] alternativo tocando guitarra pesada com solos? Herético..."
"Você sabe, Kurt Cobain tocava solos de tirar onda. Tudo isso é bom porque ele era um ótimo guitarrista, mas essa era a mentalidade. Eu pensava: 'Quero ser Yngwie!' Não me importava com o que qualquer pessoa alternativa pensasse. Eu só queria tocar o mais rápido possível."
Fonte: Ultimate Guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps