RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

De Tony Iommi à Lady Gaga, quem são os compositores preferidos de Jason Newsted

O curioso tempo verbal que Renato Russo utilizava de propósito nas letras da Legião Urbana

O álbum de banda de Metal clássica dos anos oitenta que Brian Johnson detesta; "um lixo"

Os conselhos de Eloy Casagrande para Greyson Nekrutman; "tivemos uma ótima conversa"

A música do Led Zeppelin que igualou "Since I've Been Loving You", segundo Jimmy Page

O hit do Pink Floyd que Roger Waters não tocaria por R$ 7,5 milhões: "Está de sacanagem?"

Irmão foi um dos responsáveis por Tom Araya começar a se interessar por serial killers

O dia que Max Cavalera foi "batizado" pelo lendário Lemmy Kilmister

A opinião de Kerry King sobre Dave Mustaine tocando guitarra no Metallica

A curiosa música em que Padre Fábio de Melo canta e Eloy Casagrande toca bateria

Existe de fato a garota citada em "Stairway To Heaven" do Led Zeppelin?

O guitarrista que deixou Kiko Loureiro e Yngwie Malmsteen de boca aberta; "um cara diferentão"

Os álbuns do Metallica em que James Hetfield ficou desanimado de trabalhar: "Isso é insano"

Myles Kennedy (Alter Bridge, Slash) revela seu episódio preferido de "Black Mirror"

A inspiração que Bruce Dickinson buscou na capa de um dos álbuns mais importantes da história


O problema das bandas de dois guitarristas como o próprio Slipknot, segundo Jim Root

Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025

O guitarrista do Slipknot, Jim Root, refletiu sobre as dificuldades de dividir as guitarras com Mick Thomson e como isso impacta o som em uma banda de nove integrantes. Em entrevista recente ao The Captain, da Andertons Music, Root explicou como a harmonia entre dois guitarristas exige concessões. A transcrição foi do Ultimate Guitar.

Slipknot - Mais Novidades

Foto: Jonathan Weiner
Foto: Jonathan Weiner
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ele busca o som que quer, e eu tento encontrar algo que complemente isso", disse Root. "Mas essa é a parte complicada de uma banda com dois guitarristas: evitar a sobreposição de frequências ou ter dois sons idênticos. É melhor que eles sejam distintos."

Essa abordagem, segundo o músico, envolve abrir mão de tons pessoais. "Você sacrifica o som que normalmente gostaria de ter. Em uma banda como a nossa, com tantos integrantes, você precisa pensar no conjunto. As guitarras devem ocupar um espaço específico no espectro de frequências", afirmou.

Jim relembrou o início da banda, quando os integrantes tentavam se destacar individualmente. "No começo, todo mundo queria ser o mais metal possível. Tocávamos com gabinetes sub e guitarras de sete cordas. Isso acabava entrando na faixa que deveria ser do baixo."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ao falar sobre conflitos de frequências, Root mencionou a banda Korn e a abordagem de Fieldy, baixista do grupo. "O baixo dele é muito percussivo, quase clicado. Mas o que ele poderia fazer? As guitarras já ocupam todas as frequências graves. Para que o baixo se destaque, é preciso apostar nos médios e agudos."

A origem das duas guitarras no rock

A emblemática guitarra gêmea de Jimmy Page tornou-se um dos símbolos mais reconhecíveis do Led Zeppelin. No entanto, sua origem remonta muito antes de Page a adotar como peça-chave em performances de músicas como "Stairway to Heaven". Criada por Semie Moseley na década de 1950, a guitarra gêmea foi inicialmente desenvolvida para o músico Joe Maphis, um virtuoso do country e bluegrass, que ajudou a moldar sua funcionalidade e design. Com o tempo, a ideia ganhou novos adeptos, incluindo o jovem prodígio Larry Collins, que transformou o instrumento em sua marca registrada no rockabilly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS