Como foi gravar o "V" da Legião Urbana com Renato Russo já doente, segundo Bruno Araújo
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de fevereiro de 2025
A gravação do álbum "V", da Legião Urbana, aconteceu em um momento delicado da banda. Renato Russo já estava doentepor causa da Aids, e a condição do vocalista era uma preocupação nos bastidores. Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, Bruno Araújo, baixista do grupo na época, relembrou como foi o processo no estúdio de Guto Graça Mello.
Legião Urbana - Mais Novidades

"Eu já sabia que o Renato estava doente, e isso era uma sombra para todos nós. Preocupava um pouco", contou Bruno. Mesmo assim, ele afirma que o trabalho seguiu sem grandes dificuldades. "Isso não aparecia nos momentos coletivos, só quando conversávamos a sós com ele."
Um episódio marcante ocorreu quando Bruno elogiou a música "Vento no Litoral". "Falei que achava linda, e ele respondeu: ‘Bruno, essa música é sobre uma onda de heroína’", revelou. Renato Russo lidava com a doença de forma particular. "Ele não queria tomar o remédio e tomava essas coisas. Isso era difícil."

Apesar do contexto, Bruno destaca que a gravação aconteceu de maneira tranquila. No entanto, algumas faixas exigiram mais esforço. "Agora, aquela Metal Contra as Nuvens era enorme e não acabava nunca! Deu trabalho. Era fita, e emendávamos, mas foi trabalhoso, não difícil", explicou. A canção, com mais de 11 minutos de duração, exigiu um trabalho coletivo intenso. "Tinha que tocar junto com a guitarra, foi coletivo." O álbum foi produzido por Mayrton Bahia, figura fundamental na trajetória da Legião Urbana. "Ele sempre foi um mestre", finalizou Bruno.
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps