O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de fevereiro de 2025
No álbum "Ideologia" (1988), Cazuza lançou "Guerra Civil", uma das músicas mais provocativas de sua carreira. A canção feita em parceria com Ritchie traz versos impactantes, como a referência a "freiras lésbicas assassinas e fadas sensuais". O trecho, carregado de ironia e crítica, foi mantido por Cazuza, mas não sobreviveu quando Ritchie, cantor britânico radicado no Brasil, decidiu gravar sua versão.
A escritora Julliany Mucury, autora do livro Renato, o Russo, revelou em live no canal Pitadas do Sal um detalhe curioso sobre a música.
Cazuza - Mais Novidades

"Essa letra é forte e chocante para a sociedade e para as rádios da época, principalmente quando se fala em freiras lésbicas assassinas e fadas sensuais. Tem essa coisa de ser voyeur. Ele gostava de olhar e observar das janelas dos hospitais e apartamentos. O Cazuza da noite que ele frequentava de cabo a rabo. Ele era um experienciador mesmo e viveu muito intensamente. Todas as figuras da noite estão refletidas aqui: ‘Paro no meio da noite, você está tão distante’."
Já o músico e produtor Nilo Romero, que trabalhou no álbum Ideologia, comentou sobre a ousadia da letra na mesma ocasião: "Ele fala algo bacana, que é uma conclusão: ‘Tem sempre um lugar onde você não está’. O que acontece é o seguinte: eu comecei minha carreira de músico profissional tocando com o Ritchie, na turnê do ‘Voo de Coração’".

Ele conclui: "O Ritchie é um excelente músico, mas é um cara mais contido. O Cazuza botou essa frase só de sacanagem. Ele queria ver se ele ia cantar mesmo! Isso das freiras lésbicas… O Cazuza podia ser o cara mais gente boa do mundo, mas era muito provocador."
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps