O megahit inspirado em cena revoltante que Cazuza presenciou com gestor do Banco Central
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de fevereiro de 2025
Lançada em 1988 no álbum "Ideologia", a música "Brasil" se tornou um dos maiores sucessos de Cazuza. A letra ácida e crítica expõe a desigualdade social e o distanciamento das elites em relação aos problemas do país. O que poucos sabem é que a inspiração para a canção veio de um episódio real que o cantor vivenciou em Angra dos Reis, ao lado do pai, João Araújo.
Cazuza - Mais Novidades
O músico e produtor Nilo Romero, que trabalhou no disco e tocou baixo na faixa, relembrou o momento em entrevista ao canal Pitadas do Sal. "Nessa época, quando o Cazuza fez essa letra, teve mais um daqueles planos para tentar salvar a economia e a inflação galopante. Sempre era numa sexta, esses planos do governo. Só se falava disso no Jornal Nacional."
Enquanto a população acompanhava com apreensão as medidas econômicas, Cazuza percebeu uma realidade diferente entre os mais ricos. "Ele foi para Angra com o pai dele, que tinha lancha e tudo mais. Tinham todas aquelas pessoas que frequentavam Angra. O presidente do Banco Central estava lá e o Cazuza disse que ninguém lá comentava sobre o plano. O povo todo só falava disso, como ia ser, e eles lá tomando champanhe e nem aí com nada. Eram ricos e, se tiver uma merda, eles ficam mais ricos ainda."
A indignação do cantor diante daquela festa desconectada da realidade foi o estopim para a composição. "Foi nesse insight que ele fez essa letra. O gatilho foi essa ‘festa pobre’ que ele fala nos versos. A galera não estava nem aí. Ele diz que ficou na porta estacionando os carros."
Assista a entrevista abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A música de 1969 do Led Zeppelin que Jimmy Page gostaria de esquecer
A capa que melhor conseguiu traduzir um título de álbum do rock nacional
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


