Page nega, mas este pode ser seu álbum favorito do Led; "Tem coisas extraordinárias ali"
Por Bruce William
Postado em 19 de fevereiro de 2025
Jimmy Page nunca gostou de apontar um álbum específico como seu favorito do Led Zeppelin. Para ele, cada disco da banda representa uma fase distinta da trajetória do grupo. No entanto, em entrevistas ao longo dos anos, "Presence" (1976) sempre surgiu como um dos mais mencionados por Page, principalmente pela forma intensa e rápida com que foi produzido.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O álbum foi gravado em apenas três semanas no Musicland Studios, em Munique, enquanto Robert Plant ainda se recuperava de um grave acidente de carro. "Foi um período de muito estresse", relembrou Page. "Robert estava com a perna engessada, e não sabíamos qual seria o resultado de tudo aquilo na época." Apesar da pressão, a banda conseguiu finalizar as faixas rapidamente, aproveitando um espaço entre as gravações dos Rolling Stones no mesmo estúdio.
O guitarrista sempre destacou a complexidade musical do álbum, chegando a se surpreender com a quantidade de fãs que o consideram o melhor do Zeppelin. "Muitas vezes falo com pessoas que dizem que Presence é o favorito delas, e isso sempre me surpreende", admitiu em conversa com a Classic Rock. "É um disco que você precisa ouvir com atenção para entender tudo que está acontecendo ali." Entre as faixas que mais o marcaram, Page cita "Achilles Last Stand" e "Tea For One", elogiando o desempenho de Plant mesmo em uma condição difícil: "Ele cantou com o coração."
Mesmo sem assumir abertamente, as falas de Page indicam um apreço especial por "Presence". Durante a reunião do Zeppelin no O2 Arena, em 2007, a banda tocou "For Your Life" pela primeira vez ao vivo, e o guitarrista percebeu que parte do público nem reconheceu a faixa. "Alguns críticos até escreveram que era uma música nova", brincou.
Apesar de não ter o mesmo impacto comercial de outros discos do grupo, "Presence" segue como um dos mais respeitados por quem busca os momentos mais técnicos e intensos da banda, tanto que Page também nega que estivesse bebendo além da conta durante as gravações: "Eu estava seriamente focado. Não se faz músicas como aquelas em tão pouco tempo caindo de bêbado pela rua. Você tem que estar 100% focado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"


Black Sabbath e Led Zeppelin precisaram de apenas meia hora para compor dois clássicos do rock
A música do Led que John Paul Jones penou para tocar; "o riff mais difícil que eu escrevi
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
A banda que fizeram Ozzy acreditar que o Black Sabbath jamais conseguiria alcançar
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Robert Plant confirma show em Porto Alegre para 2026
O que Jimmy Page e Steve Lukather conversaram na única vez em que se encontraram
O baixista que John Paul Jones diz ser "perfeito"; "ele sempre foi muito bom"
O músico que recusou convite para o Led Zeppelin, mas entrou em outra banda ainda maior


