Page nega, mas este pode ser seu álbum favorito do Led; "Tem coisas extraordinárias ali"
Por Bruce William
Postado em 19 de fevereiro de 2025
Jimmy Page nunca gostou de apontar um álbum específico como seu favorito do Led Zeppelin. Para ele, cada disco da banda representa uma fase distinta da trajetória do grupo. No entanto, em entrevistas ao longo dos anos, "Presence" (1976) sempre surgiu como um dos mais mencionados por Page, principalmente pela forma intensa e rápida com que foi produzido.
Led Zeppelin - Mais Novidades
O álbum foi gravado em apenas três semanas no Musicland Studios, em Munique, enquanto Robert Plant ainda se recuperava de um grave acidente de carro. "Foi um período de muito estresse", relembrou Page. "Robert estava com a perna engessada, e não sabíamos qual seria o resultado de tudo aquilo na época." Apesar da pressão, a banda conseguiu finalizar as faixas rapidamente, aproveitando um espaço entre as gravações dos Rolling Stones no mesmo estúdio.
O guitarrista sempre destacou a complexidade musical do álbum, chegando a se surpreender com a quantidade de fãs que o consideram o melhor do Zeppelin. "Muitas vezes falo com pessoas que dizem que Presence é o favorito delas, e isso sempre me surpreende", admitiu em conversa com a Classic Rock. "É um disco que você precisa ouvir com atenção para entender tudo que está acontecendo ali." Entre as faixas que mais o marcaram, Page cita "Achilles Last Stand" e "Tea For One", elogiando o desempenho de Plant mesmo em uma condição difícil: "Ele cantou com o coração."
Mesmo sem assumir abertamente, as falas de Page indicam um apreço especial por "Presence". Durante a reunião do Zeppelin no O2 Arena, em 2007, a banda tocou "For Your Life" pela primeira vez ao vivo, e o guitarrista percebeu que parte do público nem reconheceu a faixa. "Alguns críticos até escreveram que era uma música nova", brincou.
Apesar de não ter o mesmo impacto comercial de outros discos do grupo, "Presence" segue como um dos mais respeitados por quem busca os momentos mais técnicos e intensos da banda, tanto que Page também nega que estivesse bebendo além da conta durante as gravações: "Eu estava seriamente focado. Não se faz músicas como aquelas em tão pouco tempo caindo de bêbado pela rua. Você tem que estar 100% focado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
"Metallica e Bruce Springsteen são 'música de caminhoneiro'", diz Liam Gallagher
O impagável apelido do novo penteado de James Hetfield: "Alex Skolnick invertido"
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
Tony Iommi disponibiliza "Stormwatcher", segundo single do seu novo álbum solo
Nicko McBrain revela que pastor o incentivou a seguir no Iron Maiden após conversão
Steve Stevens lembra de quando produtor pediu para ele "não tocar tão bem"
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
A conversa com Angela Gossow que mudou os planos da Crypta: "Eu falei, por que não?"
O álbum de 1970 que vendeu mais que Beatles e Led Zeppelin
O conselho de Robert Plant que fez Geddy Lee voltar a encarar a música
Livro que retrata o Big Four do thrash metal será lançado em novembro

O maior álbum feito em Los Angeles de acordo com Robert Plant e The Doors
O show de reunião que deixou Mick Jagger impressionado e querendo muito mais
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin
O guitarrista que Jimmy Page dizia que todo mundo acabaria tentando copiar
A superbanda com integrante dos Rolling Stones que Jimmy Page nunca esqueceu
É verdade que John Paul Jones toca piano em "She's a Rainbow", dos Rolling Stones?
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Pilares: O início do Heavy Metal em 1969
Robert Plant: Ele desdenhou Liam Gallagher, do Oasis


