Como seria se Lars Ulrich do Metallica fosse integrante do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de março de 2025
Em entrevista ao G1, o guitarrista Andreas Kisser refletiu sobre o conturbado período que levou à saída de Max Cavalera do Sepultura, em 1996, e como a falta de estrutura nos bastidores contribuiu para o colapso da banda naquele momento. Segundo Kisser, o grupo estava longe de estar preparado para o sucesso e as pressões que viriam com ele.
Sepultura - Mais Novidades
"Infelizmente, o backstage estava completamente desorganizado", afirmou. "O Max saiu em plena turnê. Teríamos muitos shows com o ‘Roots’, incluindo Japão e Austrália, mas tivemos que cancelar tudo."
Para o guitarrista, a imagem profissional projetada ao público contrastava com uma realidade interna precária. "De fora, parecia tudo incrível. Mas por dentro, já estava tudo corroído. Quando demitimos nossa empresária, a equipe inteira desmoronou. Era um castelo de cartas."
Ao comentar uma declaração de João Gordo, que disse que o Sepultura poderia ter alcançado o mesmo nível do Metallica se Max tivesse permanecido, Kisser concordou com reservas. "Talvez estivéssemos mesmo, mas o que nos faltava era um Lars na banda."
A referência é a Lars Ulrich, baterista do Metallica, mas também figura central na gestão da banda. "O Lars é o cara do business. Ele revolucionou a forma de fazer negócios no metal. O Metallica hoje é independente, tem gravadora, estúdio, projetos beneficentes…", explicou Andreas. "Naquela época, nós só queríamos tocar. Confiávamos demais nas pessoas erradas."
Segundo ele, o cenário atual é mais profissional. "Hoje estamos preparados. Sabemos lidar com empresários, planejar turnês, fazer contas. Antes, era tudo muito difícil. E foi por isso que, no momento em que mais precisávamos de organização, o Sepultura desmoronou."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Carcass ironiza estar abaixo de banda tributo em cartaz de festival
144 bandas, 4 dias, 1 fortaleza: Brutal Assault 2026 divulga grade completa
O membro dos Titãs que presenciou no local os atentados de 11 de setembro de 2001
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
As 40 melhores power ballads da história segundo a Classic Rock
A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
Mike Portnoy exalta performance de Anika Nilles em sua estreia no Rush


Greyson Nekrutman motivou Andreas Kisser a compor novas músicas para o Sepultura
Andreas Kisser não compreende a maneira como Eloy Casagrande deixou o Sepultura
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
Divulgados os valores dos ingressos do último show do Sepultura
Sepultura anuncia primeiros convidados do show de despedida
O ícone do Punk Rock que Max Cavalera considera um dos melhores letristas do mundo
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1989


