O álbum que foi gravado por uma chantagem emocional da gravadora e marcou o rock pesado
Por André Garcia
Postado em 27 de março de 2025
O Cream foi formado em 1966 e, de tanta briga entre seus membros, acabou se separando no auge, em meados de 1968. Só que mesmo assim, eles se reuniram em outubro para fazer uma turnê de despedida e gravar um último disco, "Goodbye", lançado no ano seguinte.
Eddie Van Halen, que adorava Eric Clapton na época do Cream, tinha como álbum favorito justamente o "Goodbye". Para ele, era o único disco em que podia ouvir a banda tocando de verdade, por conta das faixas gravadas ao vivo.
Cream - Mais Novidades
Mas por que diabos uma banda acaba e se reúne de novo poucos meses depois? Muitos dizem que eles foram convencidos (para não dizer obrigados) por seu empresário. Mas, segundo o produtor Phil Spector, o verdadeiro motivo foi uma chantagem emocional das mais baixas.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez Spector contou à Rolling Stone:
"Ele disse 'Vocês tem que gravar um último disco para mim', e eles responderam 'Por quê? Nós odiamos um ao outro!' Aí ele disse: 'Não, vocês tem que fazer outro disco, mas não por mim. [O jornalista musical e produtor] Jerry Wexler está com câncer, está morrendo, e tudo que ele quer é ouvir mais um disco de vocês.' Aí eles foram lá, gravaram o disco, e depois Ahmet disse 'Jerry Wexler não está morrendo não! Ele já está melhor. Ele melhorou."
Só não dá para saber o quanto há de verdade nessa história, já que Phil Spector passou longe de ser uma das pessoas mais confiáveis do mundo da música. Considerado por muitos que conviveram com ele um péssimo ser humano, sua vida foi marcada pelo egocentrismo, uso de drogas e comportamento abusivo. Em 2009 ele foi preso pelo assassinato da atriz Lana Clarkson em 2003, em sua mansão.
Por pior que ele fosse como ser humano, Phil Spector revolucionou a música pop nos anos 60 trabalhando com grandes nomes da música soul e criando a wall of sound.
Wall of sound é a técnica em que ele usava um grande número de músicos (geralmente incluindo uma orquestra e mais de um guitarrista, mais de um pianista e tal) em um local pequeno para obter um arranjo de uma massa sonora mais grandiosa do que a de qualquer outro produtor.
Ele se consagrou trabalhando com as Ronettes, mas já produziu também nomes como Beatles, George Harrison, John Lennon e até mesmo os Ramones.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Guns N' Roses lança duas novas canções
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


A música ao vivo que Eddie Van Halen chamou de "uma das melhores já gravadas"
A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
Elton John, Cream, David Bowie e cinco músicas inesperadas ligadas a Jimi Hendrix
Gary Moore definiu como "libertador" ter formado uma banda com Jack Bruce, ex-Cream


