John Petrucci relembra saída de Mike Portnoy do Dream Theater; "Ele queria parar, nós não"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de março de 2025
A história do Dream Theater começou a ser escrita em 1985, quando os caminhos de três jovens se cruzaram na renomada escola de música Berklee, em Boston (Massachusetts, EUA). Esses rapazes, que se tornaram mundialmente famosos, eram o guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung e o baterista Mike Portnoy.
Dream Theater - Mais Novidades


"A coisa mais importante que consegui com a Berklee foi conhecer John Petrucci e John Myung. Nós três nos juntamos poucas semanas depois de começarmos a estudar em 1985. Sempre guardarei com carinho minhas experiências [que vivenciei] lá. Era um ambiente incrivelmente inspirador. Para mim, foi muito além da bateria. Meu foco era o treinamento auditivo, a teoria musical e os arranjos. Eu era como uma esponja tentando absorver tudo. Havia muitos músicos excelentes por perto. Acho que aprendi quase tanto com os alunos quanto com os professores", declarou Portnoy, em uma entrevista publicada no site da escola onde ele encontrou seus amigos e parceiros de trabalho.

Com o passar dos anos (e após muito trabalho), o Dream Theater se tornou um gigante da música pesada. Misturando o peso do heavy metal e a complexidade do rock progressivo, o quinteto se firmou como o maior representante do prog metal e registrou clássicos imortais do gênero, como "Images and Words" (1992), "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999) e "Octavarium" (2005).
Em 2010, o Dream Theater passou por um momento turbulento: a saída de Mike Portnoy. O baterista/compositor saiu da banda, em meio à tour que estava fazendo com o Avenged Sevenfold.

John Petrucci relembrou a saída de Mike Portnoy em uma entrevista concedida à Guitar World. Segundo relato do virtuoso guitarrista, o Dream Theater queria seguir por um caminho, no entanto, o baterista tinha outros planos.
"Tudo se resumia a prioridades. Ele queria tirar um tempo de folga, e nós queríamos continuar com nossa agenda ocupada, escrevendo, gravando e então fazendo uma turnê mundial completa que poderia durar um ano e meio ou mais. Ele queria parar, nós não, e essa foi a decisão que tomamos. Fizemos o que precisávamos fazer para continuar."
Portnoy contou sua versão da história ao podcast Everyone Loves Guitar em 2020. Na ocasião, o ícone das baquetas (que foi substituído por Mike Mangini) afirmou o seguinte:
"Eu estava começando a me sentir preso, e eles queriam que eu me comprometesse com uma certa data para começar o próximo disco, e eu simplesmente não estava pronto. Eu segui meu coração e disse: ‘Olha, prefiro me arrepender de algo que fiz do que de algo que não fiz’."

Três anos após ter saído do Dream Theater, Mike Portnoy revelou ao site Metal Injection que gostaria de voltar ao grupo. Porém, ele sentia que o retorno não iria se concretizar.
"Eu faria isso num piscar de olhos. Mas, honestamente, não acho que eles farão isso; eles fecharam a porta para isso e acho que eles são muito teimosos em ter que provar a si mesmos sem mim. Então, eu não contaria com isso. Mas minha porta está sempre aberta."
No fim das contas, os ponteiros se acertaram e Mike Portnoy voltou ao Dream Theater em outubro de 2023. O álbum que marca seu retorno é o pesado "Parasomnia", lançado no último dia 7 de fevereiro.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps