O disco do Avenged Sevenfold que foi gravado por Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de março de 2025
O Avenged Sevenfold é um dos grandes nomes da cena heavy metal contemporânea. Surgido no início dos anos 2000, o grupo californiano faz um som interessante e criativo, que mistura elementos de diferentes vertentes da música pesada, como groove metal, metalcore e metal tradicional.
Na primeira década de sua carreira, o Avenged Sevenfold se firmou como uma força do metal moderno. Entre 2002 e 2007, o grupo lançou músicas que se tornaram clássicos do Século XXI, como "Afterlife", "A Little Piece of Heaven", "Seize the Day", "Bat Country", "Beast and the Harlot" e "Unholy Confessions".
Avenged Sevenfold - Mais Novidades
A morte the Jimmy "The Rev" Sullivan
Nada parecia ser capaz de brecar o sucesso do Avenged Sevenfold, até que no dia 28 de dezembro, aconteceu uma tragédia. Foi nessa data que Jimmy "The Rev" Sullivan, o baterista original do grupo, faleceu. O músico, que também atuava como compositor, tinha 28 anos de idade, e sua morte foi ocasionada por uma overdose acidental.
Ícone do prog metal assumiu as baquetas
Apesar do baque, o Avenged Sevenfold seguiu em frente. Para o lugar de Jimmy, o grupo trouxe um ícone das baquetas: Mike Portnoy, baterista e membro fundador da banda de prog metal Dream Theater. Confira abaixo o anúncio oficial, publicado em fevereiro de 2010 (via Metal Injection).

"Quero que nossos fãs saibam que, com Jimmy em nossos corações, nossa jornada para gravar começou oficialmente. Jimmy ajudou a deixar para este mundo um presente incrível e agora é nosso trabalho garantir que esse presente seja entregue aos nossos fãs. Pedimos ao baterista favorito de Jimmy, Mike Portnoy, para gravar em nome dele. Mike disse que seria uma honra e, sem dúvida, era isso que Jim gostaria que fosse feito. É reconfortante para nós o fato de que alguém como Mike, que sem dúvida é reverenciado como um dos melhores bateristas do mundo, tenha tido tanto respeito e adoração pelas habilidades do Rev. Embora nunca mais seja a mesma coisa sem nosso irmão ao nosso lado, sua essência vive em nossos corações e na música que ele ajudou a criar. Ele já era uma lenda antes de qualquer sucesso e estamos muito empolgados em fazer isso para nossos fãs e, especialmente, para Jimmy."
O álbum que Portnoy gravou com o Avenged Sevenfold é "Nightmare", lançado em 2010. Um dos grandes trabalhos da carreira do quinteto, o disco em questão traz músicas inesquecíveis, como a faixa-título, a pesada (e sombria) "Buried Alive" e a balada triste "So Far Away", dedicada ao finado Jimmy.
Mike Portnoy foi uma espécie de salvador
Definitivamente, não deve ter sido fácil escolher um substituto para Jimmy. No entanto, as atitudes de Mike facilitaram a escolha, como aponta entrevista que o guitarrista Zacky Vengeance concedeu à Metal Hammer.
"Muitos bateristas se ofereceram, e de muitas bandas de peso, que permanecerão anônimas. Foi legal, mas foi quase um insulto para nós (...). Não houve respeito algum e não é assim que trabalhamos; fico impressionado com o fato de as pessoas serem assim. Mas Mike ofereceu suas condolências e enviou um prato [de bateria] para a família, sabendo que Jimmy era um grande fã dele. A ideia de entrar em contato com Mike surgiu e foi muito fácil fazer isso acontecer, as estrelas se alinharam e ele disse: 'Eu adoraria fazer isso, tocar o que vocês quiserem, qualquer música que Jimmy tenha deixado…’."
Mike fez os shows da turnê de "Nightmare". Na opinião de Synyster Gates, guitarrista do Avenged, o baterista atuou como uma espécie de "salvador".
"É reconfortante; ele realmente parece um pouco nosso salvador. Quando você olha para trás e o vê lá em cima se divertindo muito, é inspirador e é bom saber que ele está lá nos protegendo e não precisamos pensar no próximo passo, estamos aqui apenas fazendo o melhor que podemos."
A opinião de Mike sobre "The Rev"
A aventura de Mike Portnoy no Avenged Sevenfold foi encerrada no final de 2010. Meses antes, o baterista havia anunciado que não fazia mais parte do Dream Theater, para onde retornou em outubro de 2023.
Em outubro de 2024, Portnoy falou sobre o Avenged Sevenfold e "The Rev" durante gravação de vídeo publicado no canal da Drumeo. Confira a seguir as palavras do lendário batera.
"Ele era realmente um baterista incrível. Eu comecei a ouvir o Avenged Sevenfold por volta do álbum 'City of Evil' e depois o 'White Album', que é o autointitulado.
Eu percebi o grande talento que ele tinha. Jimmy estava sempre falando sobre mim em entrevistas, Deus o abençoe. Ele era muito gentil, e sempre me citava como uma influência e uma inspiração, então sim, acabei me tornando amigo dele.
Eu nunca o encontrei na verdade, mas nós trocávamos mensagens de texto, [mandávamos] e-mails e um para o outro. Eu sempre o agradeci por sempre falar tão bem de mim na imprensa e nas entrevistas. Quando eu fiz o álbum ‘Nightmare’, realmente pude ouvir muito do meu estilo no estilo dele (...).
Eu tenho muito respeito por bateristas que vão muito além da bateria, são ótimos compositores e podem tocar outros instrumentos. E o Rev era assim.
O Avenged Sevenfold não só perdeu um baterista incrível, eles perderam um importante, compositor e músico. Ele ficou conosco por um tempo muito curto, mas seu talento e sua musicalidade suprema viverão para sempre."
No mesmo vídeo em que deu a declaração acima, Portnoy tocou "Nightmare". A filmagem pode ser conferida no player a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Jax Teller, do Sons of Anarchy, escolhe o maior álbum de todos os tempos
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
Jane's Addiction anuncia que membros fizeram as pazes e comunica fim das atividades

Avenged Sevenfold e Good Charlotte anunciam turnê conjunta pela América do Norte em 2026
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
A Day to Remember anuncia três shows solo no Brasil
Mr.Bungle anuncia show solo em São Paulo
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Zacky Vengeance anuncia primeiro single solo
Mike Portnoy: "levando um pedacinho do Jimmy comigo"


