A banda que era a preferida de Rick Rubin, mas não deu liga quando foi trabalhar com eles
Por Bruce William
Postado em 16 de março de 2025
O AC/DC construiu sua reputação no rock com um som direto e poderoso, sem firulas. O sucesso de "Back in Black" (1980) consolidou a banda em nível mundial, tornando-a uma das mais populares do gênero. Então nos anos noventa os irmãos Young foram buscar uma abordagem renovada para seu som, o que os levou a trabalhar com Rick Rubin, que já era um dos produtores mais respeitados do rock e fã declarado da banda.
AC/DC - Mais Novidades
A primeira colaboração veio em 1993 com a faixa "Big Guns", gravada para a trilha de O Último Grande Herói ("Last Action Hero"). A experiência foi positiva e, dois anos depois, Rubin foi escolhido para produzir "Ballbreaker" (1995). O retorno do baterista Phil Rudd também ajudava a criar expectativas, mas, na prática, as coisas não saíram como o esperado.
Em entrevista ao podcast Talk is Jericho, Rubin revelou que a produção do disco acabou sendo desgastante e cheia de contratempos. Ele explicou que, apesar de sua enorme admiração pelo AC/DC, o processo de gravação foi complicado: "Minha banda preferida pós-Beatles era o AC/DC. Para mim, eles eram a melhor banda de rock 'n' roll do mundo. Então trabalhar com eles deveria ter sido um sonho, mas foi difícil."
Um dos maiores problemas foi a escolha do estúdio. Rubin sentia que o som simplesmente não funcionava e, depois de semanas tentando resolver a situação sem sucesso, Malcolm Young chegou a sugerir a mudança para outro local. Angus, no entanto, preferiu insistir, lembrando que passaram por algo parecido quando trabalharam com Mutt Lange. No fim das contas, a mudança de estúdio aconteceu, e Rubin admitiu que a qualidade melhorou. No entanto, as dificuldades enfrentadas no início afetaram o clima da gravação, prejudicando o resultado final.
Lançado em setembro de 1995, "Ballbreaker" não teve um grande hit como "Thunderstruck", de The Razor’s Edge (1990), mas ainda assim obteve bom desempenho comercial, alcançando o quarto lugar na Billboard e o sexto no Reino Unido. Apesar disso, a parceria entre o AC/DC e Rick Rubin não foi adiante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

Os 5 artistas e bandas de rock mais pesquisados no Google Brasil em 2025
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Como Pete Townshend "salvou" o AC/DC, talvez sem nem saber que estava no meio do rolo
"Vale a pena gastar salário mínimo no show?": Andre Barcinski critica preço do AC/DC em SP
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
Spin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os tempos
Paul Stanley relembra como o Kiss tratava bandas de abertura, como o AC/DC


