A banda que era a preferida de Rick Rubin, mas não deu liga quando foi trabalhar com eles
Por Bruce William
Postado em 16 de março de 2025
O AC/DC construiu sua reputação no rock com um som direto e poderoso, sem firulas. O sucesso de "Back in Black" (1980) consolidou a banda em nível mundial, tornando-a uma das mais populares do gênero. Então nos anos noventa os irmãos Young foram buscar uma abordagem renovada para seu som, o que os levou a trabalhar com Rick Rubin, que já era um dos produtores mais respeitados do rock e fã declarado da banda.
AC/DC - Mais Novidades
A primeira colaboração veio em 1993 com a faixa "Big Guns", gravada para a trilha de O Último Grande Herói ("Last Action Hero"). A experiência foi positiva e, dois anos depois, Rubin foi escolhido para produzir "Ballbreaker" (1995). O retorno do baterista Phil Rudd também ajudava a criar expectativas, mas, na prática, as coisas não saíram como o esperado.
Em entrevista ao podcast Talk is Jericho, Rubin revelou que a produção do disco acabou sendo desgastante e cheia de contratempos. Ele explicou que, apesar de sua enorme admiração pelo AC/DC, o processo de gravação foi complicado: "Minha banda preferida pós-Beatles era o AC/DC. Para mim, eles eram a melhor banda de rock 'n' roll do mundo. Então trabalhar com eles deveria ter sido um sonho, mas foi difícil."
Um dos maiores problemas foi a escolha do estúdio. Rubin sentia que o som simplesmente não funcionava e, depois de semanas tentando resolver a situação sem sucesso, Malcolm Young chegou a sugerir a mudança para outro local. Angus, no entanto, preferiu insistir, lembrando que passaram por algo parecido quando trabalharam com Mutt Lange. No fim das contas, a mudança de estúdio aconteceu, e Rubin admitiu que a qualidade melhorou. No entanto, as dificuldades enfrentadas no início afetaram o clima da gravação, prejudicando o resultado final.
Lançado em setembro de 1995, "Ballbreaker" não teve um grande hit como "Thunderstruck", de The Razor’s Edge (1990), mas ainda assim obteve bom desempenho comercial, alcançando o quarto lugar na Billboard e o sexto no Reino Unido. Apesar disso, a parceria entre o AC/DC e Rick Rubin não foi adiante.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Último show do Sepultura sofre mudança de local
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
G1 coloca shows de rock entre os melhores do primeiro final de semana do Rock in Rio
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
O músico dos EUA que chorou antes do show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O guitarrista que Geddy Lee considera o "músico definitivo" do rock

A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
A função de Bon Scott no AC/DC que Brian Johnson ficou receoso de assumir
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A música de um irmão Young que Brian Johnson colocou entre as maiores de todos os tempos
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Refrão de "Highway To Hell", do AC/DC, surgiu enquanto Angus Young fazia o número 2
Frontman: quando o original não é a melhor opção


