Por que os Ramones eram especiais, na opinião do baterista Richie Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2025
O baterista americano Richard Reinhardt, mais conhecido como Richie Ramone, se juntou aos Ramones em 1983. O músico integrou a maior banda da história do punk rock até 1987 e gravou três álbuns de estúdio: "Too Tough to Die" (1984), "Animal Boy" (1986) e "Halfway to Sanity" (1987).
Ramones - Mais Novidades
Mais de vinte anos após ter saído dos Ramones, Richie lançou sua carreira solo. Em 2016, quando passou pelo Brasil para promover seu segundo disco, intitulado "Cellophane", ele concedeu entrevista ao programa Metrópolis, exibido pela TV Cultura. Durante a conversa, Richard contou por quais razões os Ramones são especiais.
"Era 1975 e ninguém tinha ouvido aquilo ainda. Naquela época existia o rock de arena, tinha a disco music, e então apareceu isso [os Ramones] e influenciou milhões de músicos. E é maluco, porque eles mudaram o jeito de fazer rock and roll. Não existia um som como aquele. Eles inovaram, e isso é o que faz deles tão especiais. É Uma música atemporal, que você vai curtir por 50 anos."
Além de soltar o braço, Richie atuou como compositor. A sua lista de colaborações é encabeçada por "Somebody Put Something in My Drink", canção baseada em um episódio perigoso, que poderia ter um resultado trágico.
"Eu sempre fui o tipo de garoto que escrevia as músicas mais sombrias. Não eram músicas engraçadas, com humor. Eu escrevi músicas sombrias, até mais pesadas, como ‘Somebody Put Something in My Drink’."
Por fim, Richie também falou (de forma breve) sobre sua relação com os integrantes dos Ramones. Aparentemente, o batera não guardava mágoas de seus ex-parceiros de trabalho.
"Joey era um bom amigo, Dee Dee e Johnny também. No final, já não estava tão bom, nós não conseguíamos chegar a um acordo, por isso eu saí da banda. A gente não conseguia conciliar as diferenças. Com o CJ, eu toquei uma vez (...). Eu falo com ele de vez em quando. Já com o Marky, eu não tenho nenhuma relação. Acho que nunca falei com ele mais do que um ‘oi’."
Após quatro anos de colaboração, Richie deixou os Ramones. Curiosamente, ele foi substituído por Marky, a quem havia substituído em 1983.
Outra música interessante que Richie escreveu enquanto integrou os Ramones é a obscura "I’m Not Jesus". Pesada, essa faixa de "Halfway to Sanity" foi regravada pelo Behemoth. Leia mais aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage

O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
A música que os Ramones souberam já nos ensaios que viraria um clássico
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Gene Simmons: declarações polêmicas sobre bandas de sucesso
James Hetfield e os dois guitarristas que o influenciaram, um do Metal e outro Punk


