Michael Kiske nega ter sido convidado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden
Por João Renato Alves
Postado em 08 de março de 2025
Quando o Iron Maiden anunciou a saída de Bruce Dickinson, em 1993, muitos nomes foram especulados mundo afora – embora, além de Doogie White (ex-Rainbow), apenas Blaze Bayley, que assumiu a função, tenha sido testado. Um deles era o de Michael Kiske, que também estava saindo do Helloween no período. O cantor era visto como uma espécie de possibilidade natural, dado o seu timbre.
No entanto, não houve qualquer aproximação neste sentido. Quem garante é o próprio, durante entrevista concedida ao canal Made in Metal. Disse o alemão, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
Iron Maiden - Mais Novidades
"Naquela época, o Hellowen tinha a mesma gestão do Iron Maiden. Estávamos com a Sanctuary Music e Rod Smallwood. Então, havia essa conexão. Eu estava no casamento de Rod, junto com todos do Maiden. Encontrei Bruce algumas vezes no escritório e conversamos. Assisti tênis com ele juntos nos anos 90, quando Boris Becker estava jogando. Eu me lembro disso. Mas nunca houve nenhuma discussão ou conversa sobre isso. A única coisa que descobri mais tarde, muitos anos depois, e não posso afirmar que é verdade, foi que um jornalista — acho que era francês, não lembro — disse ter conversão com Steve Harris e que eu poderia ser um dos três na lista. Não sei se era verdade, mas talvez tenha sido daí que surgiu."
O cantor ainda lembra ter assistido na TV sua "convocação" que nunca se confirmou. "Nos anos 90 ainda tínhamos aqueles canais de TV de música e havia um programa que cuidava de hard rock e metal. Havia uma linda garota que estava apresentando o programa, e ela disse, 'Bem, era apenas um boato, mas agora é bem oficial que Michael Kiske é o novo vocalista do Iron Maiden'. Eu fiquei, tipo, 'Isso foi interessante.'"
No entanto, Kiske rechaça qualquer verdade na notícia. "Nunca houve nenhuma conversa, e eu não acho que tenha havido nenhuma consideração séria porque os britânicos também são muito nacionalistas. Só a ideia de um cantor alemão substituindo Bruce Dickinson no Iron Maiden, não acho que realmente funcionaria. Em teoria, pode ter sido algo que passou pela cabeça de Steve Harris, mas você teria que perguntar a ele. Não sei se é verdade. O entrevistador me disse, mas você não pode acreditar em muitas coisas hoje em dia.
Além disso, nós tocamos com o Iron Maiden em uma turnê de muito sucesso que fizemos em 88 ou 89. Acho que foi a do 'Seventh Son Of A Seventh Son'. O público estava realmente aceitando o Hellowen, o estilo de música era meio apropriado. Então, alguém que gosta do Maiden não necessariamente odeia Helloween e vice-versa. Talvez seja por isso também que algumas pessoas pensaram que poderia dar certo."
Vale ressaltar que o Iron Maiden jamais teve um integrante de fora do Reino Unido. Recentemente, quando o baterista Nicko McBrain se retirou devido a problemas de saúde, a banda fez questão de enfatizar que um conterrâneo assumiria as baquetas. E assim foi, com Simon Dawson se tornando o novo titular.
De qualquer modo, Michael conclui acreditando que mesmo que tivesse acontecido, a chance era grande de não dar certo. "Eu não me importaria com o Iron Maiden sem Bruce Dickinson, da mesma forma que não me importei com o Judas Priest sem Rob Halford. Uma mudança assim só funcionou para mim com o Van Halen – embora eu ainda prefira a fase com David Lee Roth, porque a sonoridade era um pouco mais atemporal, enquanto a fase do Sammy Hagar soa mais anos 80. É quase como se eles quisessem encontrar um pouco mais os sons dos anos 80 e tudo mais, mas ambos são igualmente ótimos e musicalmente emocionantes. E funcionou. Eu gosto das duas fases.
Mas na maioria das vezes, quando gosto de uma banda, e especialmente quando cresci com uma banda, e o vocalista muda, não me importo. É como se você conectasse o som com o cantor. É sempre uma coisa difícil. Funcionou com o Helloween porque eles não escolheram um imitador para me substituir. Foram atrás de alguém com seu próprio estilo e atitude. A banda precisava de alguém como Andi Deris. Ele é um leão, um Zodíaco, assumiu o controle das coisas e está liderando o grupo até hoje. Era exatamente o que a banda precisava naquela época, pois era muito disfuncional nos meus últimos dois, três anos. Se não tivesse funcionado, não estaríamos conversando hoje. Mas com a maioria das bandas não funciona. É uma tarefa muito difícil, especialmente quando você tenta conseguir um cantor que soe como o anterior. Faz muito mais sentido pegar um diferente. É mais convincente do que uma cópia de algo."
Com Andi Deris e Michael Kiske – além de Kai Hansen acumulando função com a de guitarrista –, o Helloween segue preparando seu próximo álbum de estúdio. A ideia é disponibilizá-lo ainda este ano. Será o segundo trabalho de inéditas desde a bem-sucedida reunião. A banda também realizará uma turnê celebrando 40 anos de estreia fonográfica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
O clássico de Bonnie Tyler regravado por duas lendas do heavy metal
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo

Bruce Dickinson vence o The Speaker Awards na categoria "Orador ao vivo"
Iron Maiden não iria ao Hall of Fame mesmo se estivesse disponível, diz Steve Harris
A verdadeira origem da cavalgada do Iron Maiden, segundo Steve Harris
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
Nicko McBrain tem "sentimentos mistos" sobre o Rock and Roll Hall of Fame
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
A música que mistura Iron Maiden com AC/DC e se tornou um clássico dos anos 80


