O hit do grunge que foi "o casamento perfeito entre Beatles e Black Sabbath" para Dave Grohl
Por André Garcia
Postado em 01 de março de 2025
O grunge surgiu em Seattle nos anos 80 e dominou o mundo no começo da década seguinte. Na mídia muito se falava na aparência largada e suja das bandas; na sonoridade sombria e pesada das músicas; ou de suas letras perturbadoras sobre o lado sombrio da psique humana, como a depressão e o vício… mas pouco se falava em quão bons aqueles caras eram em fazer belas melodias.
Bandas como Nirvana, Alice In Chains, Pearl Jam e Soundgarden levaram anos para deixarem de ser chamados de barulho e terem suas qualidades musicais reconhecidas. Assim como fazia Lou Reed com o Velvet Underground, o grunge era uma afirmação estética de que o belo podia ser feio e o feio podia ser belo. O belo e o feio não eram extremos opostos do espectro estético, mas sim tons de cinza separados por uma linha tênue.

Antes das bandas de Seattle dominarem o mundo, no final dos anos 80 o Soundgarden já era considerado a maior banda do grunge. Mesmo assim, eles só foram realmente explodir em 1991 com "Badotorfinger" (#24 na Billboard), que parecia que seria o auge deles até que em 1994 eles lançaram "Superunknown" (#1 na Billboard)."
Seu quarto álbum e maior sucesso comercial, trazia aquele que foi seu maior hit radiofônico, "Black Hole Sun" — uma soberba síntese de tudo aquilo que a banda tinha de melhor.
Em vídeo no YouTube Dave Grohl relembra que assim que ouviu a música pela primeira vez a considerou a combinação perfeita entre as melodias dos Beatles e o peso do Black Sabbath:
"Eles disseram 'Aí, vocês querem ouvir a parada que acabamos de gravar para o disco novo no Soundgarden?' Eu e Krist Novoselic dissemos 'Claro, bota aí' e eles tocaram 'Black Hole Sun'. Eu lembro de ter pensado 'P*ta m*rda, isso vai ser algo gigantesco… enormemente gigantesco'. Porque para mim era o casamento perfeito entre Beatles e Black Sabbath. Acho que a gente descrevia o Nirvana dizendo 'A gente soa como uma mistura de ABBA com Black Sabbath', ou 'Beatles com Black Sabbath'. Só que para mim aquilo nunca foi realmente alcançado até aquele disco, e especialmente aquela música. Aquilo era tão mais melodicamente sofisticado do que qualquer outra coisa que qualquer outra banda de Seattle estava fazendo… ou até mesmo no rock como todo!"
Em entrevista para a Songfacts o guitarrista do Soundgarden Kim Thayil disse:
"A gente já tinha lançado singles antes, mas ['Black Hole Sun'] foi de longo nosso maior sucesso. Era [uma música] mais voltada para o vocal e composição. O Chris [Cornell] foi nessa direção de cantor e compositor, e a banda estava aceitando melhor o sucesso de músicas melhores cantadas e compostas, em oposição ao rock mais voltado para a guitarra. Era uma coisa mais de rock com acompanhamento vocal e um pouco de guitarra. Então, começamos a utilizar um pouco mais disso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
O mito sobre Kurt Cobain que Dave Grohl hoje já não banca com tanta certeza
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
Ricardo Confessori quebra senso comum e diz que clima no Angra no "Fireworks" era bom
A contundente (e ríspida) opinião de Kerry King sobre o Korn
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
O clássico do Sepultura que traz a mesma nota repetida inúmeras vezes
Adrian Smith revela que Bruce Dickinson voltou ao Iron Maiden antes
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
Por que Ricardo Confessori foi ao Bangers e não viu o show do Angra, segundo o próprio
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Metallica divulga gravação ao vivo de "The Memory Remains" registrada em 1997
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Os artistas que foram induzidos mais de uma vez ao Rock and Roll Hall of Fame
Por que os Beatles podem ser chamados de banda progressiva, segundo Mikael Åkerfeldt
O álbum dos Beatles que John Lennon chamou de horrível de fazer: "Condição bem ruim"
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
A canção dos Beatles em que John Lennon tentou usar uma camisinha para gravar


