O álbum do Led Zeppelin que John Paul Jones pode chamar de "meu"
Por Bruce William
Postado em 25 de abril de 2025
Quando se fala em Led Zeppelin, a imagem que normalmente vem à mente é a de um quarteto equilibrado, com cada integrante ocupando um papel essencial: Page, o cérebro criativo; Plant, a voz incendiária; Bonham, a força bruta; e John Paul Jones, o arquiteto silencioso. Mas, em 1979, esse equilíbrio estava longe de ser uma realidade.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Na época de "In Through the Out Door", as fissuras internas da banda já estavam visíveis. Jimmy Page e John Bonham, mergulhados em hábitos autodestrutivos, apareciam pouco nos estúdios. Coube então a Robert Plant e John Paul Jones tocar o projeto adiante, literalmente: "Nós basicamente escrevemos o álbum, só nós dois", afirmou Jones em entrevista de 1991 com o jornalista australiano Ritchie Yorke (via Far Out), reconhecendo que o disco é, em grande parte, obra dele e de Plant.
A ausência de Page teve um efeito prático: Jones teve liberdade criativa para explorar novos sons e texturas com o recém-adquirido sintetizador Yamaha GX-1. Esse instrumento definiria o tom do álbum, dando às composições uma sonoridade mais moderna e atmosférica, algo inédito dentro da discografia do Zeppelin até então.
O contraste com álbuns anteriores era gritante. Se "Presence" (1976) refletia o domínio quase total de Page, com faixas longas, pesadas e baseadas em riffs, "In Through the Out Door" mostrava um lado mais introspectivo e melódico. "Suponho que você poderia dizer que esse é o meu álbum, do mesmo modo que 'Presence' foi o do Jimmy", resumiu Jones.
Um exemplo claro dessa inversão de forças é "Carouselambra", faixa longa e ambiciosa que Plant considera um retrato fiel da crise interna do grupo. A letra, escrita por ele, critica de forma sutil a ausência de Page: "Onde estava sua palavra? Onde você foi?". Para Plant, ali está encapsulada toda a história dos últimos anos do Zeppelin.
Apesar do tom melancólico e das tensões nos bastidores, com direito a Page classificando o álbum como "leve demais", "In Through the Out Door" foi um sucesso comercial. Lançado em agosto de 1979, liderou as paradas dos EUA e Reino Unido, mostrando que o público ainda seguia fiel à banda. Mas, dentro do grupo, o fim estava próximo - e chegaria de forma trágica.
No ano seguinte, em setembro de 1980, John Bonham faleceu após uma noite de consumo excessivo de álcool. Sem cogitar seguir adiante sem ele, o grupo anunciou sua dissolução em dezembro daquele ano. Foi o fim abrupto de uma das maiores bandas de todos os tempos.
Revisitado hoje, "In Through the Out Door" ganha outra dimensão. Não é apenas o último álbum de estúdio do Led Zeppelin com sua formação original, mas também o momento em que John Paul Jones saiu das sombras e assumiu as rédeas musicais da banda. Um disco de despedida não planejado, mas repleto de significado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Deep Purple lança vídeo de "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Guitarrista Paul Gilbert (Mr. Big, Racer X) confirma dois shows no Brasil
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock


A música do Led Zeppelin que a própria banda preferia esquecer
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
O grande problema de se apegar a guitarras como a de Jimmy Page, segundo Tosin Abasi
Os solos de guitarra em que Jimmy Page sentiu que estava se desafiando
A decepção de Dave Mustaine com álbum do Led Zeppelin: "Ele não estava tocando bem"
A música em que o Led Zeppelin tentou dar uma resposta aos punks, mas era tarde demais
O dia que Jimmy Page quase estragou o solo de "Aqualung" - clássico do Jethro Tull


