A música do "The Wall", do Pink Floyd, que a guitarra David Gilmour não conseguiu gravar
Por André Garcia
Postado em 19 de abril de 2025
Quando se fala no "The Wall" (1979), obra-prima do Pink Floyd, muitos logo pensam em hits como "Another Brick in the Wall (Part II)", "Mother", "Hey You" e "Comfortably Numb". Mas há nele outras grandes músicas que tiveram menos destaque, mas que quem ouve o disco todo com certeza lembra: "Goodbye Blue Sky", "Nobody Home", "Vera"...
David Gilmour - Mais Novidades

Se tratando de uma ópera rock, há faixas que estão lá mais para o desenvolvimento da narrativa do que como peça musical propriamente dita. E um desses momentos é "Is There Anybody Out There". A música é um (quase) instrumental que começa com efeitos sonoros, Roger Waters repetindo o título e, ao fundo, guitarras uivando como em "Echoes".
Na segunda parte, um violão no estilo música espanhola. E melodia tocava é muito David Gilmour, mas você sabia que não é ele que você ouve tocando no disco?
Em entrevista de 1995 para a Guitar, Gilmour revelou:
"Foi outro cara, cujo nome agora me escapa, que tocou a parte do violão clássico espanhol em 'Is There Anybody Out There?', porque eu achava que não ia conseguir tocar limpo ou bem o bastante para o disco. Ao vivo, é claro, acabei tocando, sem problema."

"The Wall" foi a mais cara e ambiciosa turnê do Pink Floyd. Contando com a construção de um muro gigante entre o palco e a plateia, tinha muitos elementos de produção que dependiam um do outro, portanto, tudo tinha que ser cronometrado e executado à perfeição.
Só que isso engessava a parte musical do show, segundo David Gilmour, que considerou aquela turnê entediante:
"Há problemas em fazer um show desse tipo. Por exemplo, você tem que dizer a si mesmo 'Estamos fazendo teatro aqui', e o teatro vem em primeiro lugar. Depois de ter feito isso 20 ou 30 vezes, tocar as músicas pode ficar meio entediante, porque não tem espaço para flexibilidade. Tudo é cronometrado, as gravações têm que ser rodadas, tudo tem que ter uma precisão, como uma produção teatral."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps