Os dois solos de guitarra matadores que David Gilmour gostaria de ter feito
Por Bruce William
Postado em 02 de julho de 2024
Muitos devem pensar que alguém como David Gilmour não tem nenhum desejo em relação ao que faz, afinal ele é reconhecido de forma unânime como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, sendo ainda um respeitado cantor e compositor que atingiu a merecida fama pelo seu trabalho junto ao Pink Floyd, onde ingressou em 1968, a princípio para auxiliar Syd Barrett que ele acabou substituindo em definitivo algum tempo depois.
David Gilmour - Mais Novidades
"Eu realmente queria ter estado nos Beatles. [Eles] me ensinaram a tocar violão; eu aprendi tudo. As partes do baixo, o solo, o ritmo, tudo. Eles eram fantásticos. Eu era um fã louco dos Beatles", confessou Gilmour, contrariando o que muitos supõe, ao revelar a banda que ele gostaria de ter sido integrante além do Pink Floyd, onde ele teve um papel fundamental no desenvolvimento do som característico, sendo o autor de solos de guitarra técnicos e emocionantes que entraram para a história em músicas como "Time", "Comfortably Numb", "Shine On You Crazy Diamond", "On The Turning Away" e inúmeras outras.
E além dos Beatles, há outros solos feitos por terceiros que Gilmour admite que gostaria de ter escrito, ao ser questionado sobre o assunto durante uma sessão de perguntas e respostas realizada no The Odeon em 2007, com transcrição feita pela Rock Celebrities.
"Há tantos [solos que ele gostaria de ter feito], isso é algo muito difícil de responder", começa o guitarrista. "Acho que, para mim, a música pop perfeita é 'Waterloo Sunset' do The Kinks. Adoraria ter feito essa, é absolutamente fantástica" prossegue, mas em seguida se recorda de outra que é mais relevante para a resposta e manda: "Porém, falando em solos de guitarra, talvez seja 'Albatross' do Fleetwood Mac".
"Waterloo Sunset", escrita por Ray Davies, foi lançada em single em maio de 1967 e entrou no álbum daquele mesmo ano do The Kinks, o "Something Else". Ela pode ser conferida neste vídeo no canal oficial da banda no youtube. Já "Albatross", composição instrumental de Peter Green, foi lançada pelo Fleetwood Mac apenas em compacto em novembro de 1968, sendo posteriormente incluída em compilações da banda. Ela também está disponível no canal oficial da banda no youtube.
Gilmour teve a oportunidade de interpretar "Albatross" em sua participação no tributo a Peter Green, que foi realizado no London Palladium em 2020 e pode ser vista no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
Ed Motta diz que não é muito fã do Rush por conta da voz de Geddy Lee
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police

A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
As seis músicas preferidas de David Gilmour, incluindo um surpreendente clássico do Van Halen
A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
A música solo que Gilmour se arrependeu de escrever por causa do Pink Floyd
David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters
O único astro do rock que David Gilmour considerava comparável a Syd Barrett


