A inspiração comum entre clássico de Jorge Benjor e hit subversivo do Gojira
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Existem certas causas que despertam o interesse e o ativismo de pessoas de várias partes do mundo. É o caso da proteção da Amazônia e dos povos originários. Se em 1981, o lendário Jorge Benjor trouxe à tona o assunto com o clássico "Curumim chama cunhatã que eu vou contar", do álbum "Bem-Vinda Amizade", décadas depois a pauta ganhou peso nas guitarras da banda francesa Gojira com o hit subversivo "Amazonia", presente no disco "Fortitude" (2021).
Gojira - Mais Novidades
O fato de Jorge Benjor cantar sobre a Floresta Amazônica por si é algo importante, mas o Gojira não está tão distante assim do local, já que a Guiana Francesa faz parte oficialmente da França e está no território da Amazônia, como explica matéria da BBC com entrevista do presidente francês Emmanuel Macron: "Somos da Amazônia. Estamos todos preocupados. A França sem dúvida está ainda mais que outros atores à mesa, já que somos amazônicos". O país europeu tem soberania, dessa forma, sobre 1,5% da famosa floresta tropical.
No caso de Jorge Benjor, o foco maior é na preservação dos povos originários, que foram quase dizimados com a chegada dos portugueses. O site da Universidade Estadual do Sudeste da Bahia explica: "Para muitos, ela é uma homenagem ao Dia do Índio. No entanto, mais do que isso, a música revela como os povos indígenas viviam, como eram suas relações com a natureza e de que forma se deu a perda de espaço para os colonizadores portugueses após sua chegada em 1500", reforça.
No site do G1, uma matéria completa com o vocalista Joe Duplantier explica a visão do Gojira sobre o desmatamento da Amazônia. O músico afirmou que sentiu "medo do futuro da humanidade" após ver vídeos das árvores queimando.
Joe Duplantier participou de um protesto de povos indígenas em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto, em 2021. Mas ele diz não ter esperança de convencer Jair Bolsonaro a preservar a floresta: "Se ele tivesse a capacidade de entender e mostrar alguma compaixão, já teria feito isso", afirma.
Mesmo distantes por quilômetros e décadas, Jorge Benjor e Gojira parecem concordar sobre a urgência da preservação da Amazônia. O curioso é que a banda francesa não para por aí e já ajudou no ativismo com outras pautas importantes, como por exemplo a proteção do povo do Tibet.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
O músico que Lars Ulrich considerava parte insubstituível do Metallica
Social Distortion confirma dois shows no Brasil em novembro
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
Cocô no moshpit gera crise de vômito coletivo durante show na Nova Zelândia
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward

Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
A música do Gojira que Joe Duplantier não entende por que faz tanto sucesso
Metal: as dez melhores músicas do gênero desta década


