Gojira: música sobre genocídio no Tibete é citada em canal anarcocapitalista
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2022
A banda francesa Gojira lançou, no último álbum "Fortitude", a música "The Chant", que fala sobre os conflitos que acontecem no Tibete, região da China que sofre forte repressão por parte do governo chinês. Em um vídeo no canal Ideias Radicais, que prega a visão política conhecida como anarcocapitalismo, o apresentador Raphäel Lima disse que a música em questão o fez abrir os olhos para o drama tibetano e também afirmou que não tinha conhecimento dessa situação na China.
"Eu não sabia que esse genocídio estava acontecendo. Eu adoro acompanhar o que as ditaduras pelo mundo andam fazendo, mas não sabia disso. O que abriu meus olhos foi quando ouvi a banda Gojira soltar uma música chamada ‘The Chant’ que fala sobre o genocídio cultural dos tibetanos feito pelo governo comunista chinês. Se eu que estudo essas coisas não sabia que isso estava acontecendo, imagina o público geral? Existe sim um esforço por parte do governo chinês para fazer um genocídio cultural e exterminar a cultura tibetana. Isso está acontecendo desde 1950", diz Raphäel no vídeo.
Na descrição do vídeo, o especialista se mostrou indignado com pessoas que, embora os massacres persistam, continuam apoiando a causa chinesa e o extermínio do povo do Tibete. Vale lembrar que a corrente do anarcocapitalismo ou libertarianismo defende o fim do Estado e a não-agressão entre as pessoas.
"O governo comunista da China invadiu e anexou o Tibete em 1950. Imediatamente começaram um processo de acabar com a cultura, religião e língua tibetanas, além de todas as outras coisas normalmente feitas numa revolução comunista. Estima-se que até 17% da população do Tibete morreu. Até hoje, crianças são removidas das famílias e obrigadas a estudar em escolas chinesas, onde sua cultura e identidade é removida. 6 mil templos foram saqueados e destruídos, e hoje rituais e cerimônias são controlados pelo governo. No mínimo um milhão, mas provavelmente muito mais tibetanos foram obrigados a se assentar em cidades construídas pelo governo chinês. Dessa forma, perdem sua cultura, capacidade de produzir seu sustento, e são muito mais controláveis. São milhares de crimes, em apenas um caso de um genocídio cultural sendo perpetrado pela China. Vários outros casos existem, mas creio que esse ainda é desconhecido por quase todo mundo. E tem gente que defende", diz o texto.
Lançada no mais recente álbum "Fortitude", a música "The Chant" ganhou um clipe no YouTube, dirigido por Russell Brownley. Ao longo das imagens que aparecem na produção, cenas da banda tocando são intercaladas com filmes mostrando o povo tibetano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
O triste destino da primeira guitarra de Kiki Wong, do Smashing Pumpkins
As músicas do Pink Floyd que David Gilmour diz que não vai mais tocar ao vivo
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
Gojira toca "Born in Winter" e "Global Warming" pela primeira vez ao vivo
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21


