O álbum que mistura Titanic, John Lennon e Leonardo DiCaprio — e que Bob Dylan não curte
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de maio de 2025
Lançado em 11 de setembro de 2012, o 35º álbum de estúdio de Bob Dylan, "Tempest", é uma obra densa e com temas sombrios — mas, curiosamente, não era o disco que Dylan queria ter feito. Em entrevista à Rolling Stone e também em outras resgatadas pela Far Out, ele revelou a frustração com o resultado: "Não foi o álbum que eu queria fazer. Eu tinha outro em mente. Queria fazer algo mais religioso."

Apesar de elogiar a força narrativa das faixas, Dylan admitiu que não tinha o material necessário para seguir sua intenção original: "Intencionalmente, canções especificamente religiosas eram o que eu queria fazer. Mas eu simplesmente não tinha o suficiente. ‘Tempest’ é um disco em que tudo vale e você simplesmente tem que acreditar que vai fazer sentido."
Gravado no estúdio de Jackson Browne, em Los Angeles, o álbum contou com a banda que acompanha Dylan nas turnês: Tony Garnier (baixo), George G. Receli (bateria), Donnie Herron, Charlie Sexton e Stu Kimball (guitarras), além de David Hidalgo, da banda Los Lobos, que toca guitarra, violino e acordeão. O resultado são composições que oscilam entre o violento e o terno, o mítico e o confessional.
A faixa-título, "Tempest", tem quase 14 minutos e narra, com detalhes imaginativos e melancolia épica, o naufrágio do Titanic. "Eu estava só brincando com a melodia uma noite. Gostei muito dela. Pensei: ‘Talvez eu me aproprie disso’. Mas para onde eu iria com ela?", contou Dylan.
Na canção, ele mistura tragédia histórica, referências bíblicas e até cultura pop — sim, Leonardo DiCaprio aparece na letra. "Sim, Leo. Não acho que a música seria a mesma sem ele. Ou o filme."
Sobre as licenças poéticas, Dylan defende a liberdade do compositor: "Um compositor não liga para o que é verdade. Ele liga para o que deveria ter acontecido. É o próprio tipo de verdade dele."
A faixa "Roll On, John" encerra o disco com uma delicada homenagem a John Lennon. Há também faixas como "Tin Angel", um conto sombrio sobre obsessão e perda, "Soon After Midnight", aparentemente romântica, mas possivelmente vingativa, e "Pay in Blood", marcada pelo refrão cruel: "
Embora o título tenha levantado especulações sobre uma possível aposentadoria, Dylan foi direto ao refutar a teoria de que Tempest seria seu álbum derradeiro: "A última peça de Shakespeare se chamava The Tempest. O nome do meu disco é só Tempest. São dois títulos diferentes."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Confira a lista completa de eleitos ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
A música que Nando Reis tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio

O dueto que envolve Bob Dylan e acabou sendo lembrado como um desastre
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
O guitarrista que é um "gênio da matemática", segundo Bob Dylan
O hit de Neil Young que Bob Dylan não suportava: "Eu odiava quando tocava no rádio"
A lição que Bob Dylan deu para Frejat e ele colocou em álbum: "Ele é o meu norte"
Raul Seixas: O clássico inspirado em Dylan que driblou censura e criticou Roberto Carlos
Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?


