Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"
Por João Renato Alves
Postado em 14 de maio de 2025
Durante aparição no podcast Talk Louder, Tracii Guns falou sobre sua admiração por James Hetfield. O guitarrista do L.A. Guns falou sobre a relação com o líder do Metallica, o exaltando pelas provas de superação que deu com o passar dos anos, especialmente ao admitir e enfrentar seu alcoolismo. Ele disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Acho que James Hetfield acabou se tornando o homem mais corajoso do rock. Musicalmente e pessoalmente, o conheço de longe. Mas quando nos vemos, sempre rola uma aproximação: ‘E aí, mano?’ Não somos bons amigos, mas nos respeitamos. O Metallica esteve na festa de lançamento do primeiro disco do L.A. Guns. E eu sempre gostei das músicas deles."

Ainda assim, Tracii reconhece que a relação nem sempre foi fácil. Especialmente quando James ainda bebia. "Tivemos uma conversa estranha uma vez em Nova York, quando o ‘Black Album’ estava saindo. De alguma forma, acabamos sozinhos no Scrap Bar. Era uma terça à noite e não havia mais nada para fazer. Cheguei e ele era a única pessoa lá, além do barman. Então eu disse: 'Ei, cara'. Ele respondeu: 'Tracii Guns'. Imediatamente eu soube que ele estava bêbado. Falei: 'Tenho uma fita cassete do seu novo álbum'. Ele retrucou: 'Você não gosta do Metallica'. Eu disse: 'Claro que gosto. É um disco foda'. Ele falou: ‘Bom, eu tenho o disco do Contraband (supergrupo do início dos anos 1990 do qual Tracii participou). Você está tocando muito bem, mas essas músicas são uma merda, mano’. Eu disse: ‘É. Legal, cara. Tanto faz’.
Ele começou a ficar meio mala e eu falei: ‘Falo com você depois’. ‘Aonde você vai?’ ‘Não vou ficar aqui só ouvindo você bravo comigo’. Ele disse: ‘Não estou bravo com você’. ‘Parece que você está bravo comigo’. Ele disse: ‘Tanto faz’. Ele estava bêbado. Eu fui embora. Então, os anos se passaram. Eu o via de vez em quando, como no Download quando Lars Ulrich não tocou. Conversamos por alguns minutos e também vi Kirk Hammett. Sempre houve uma vibe legal entre mim e aqueles caras. Mas aí eu vi que ele abriu o coração em público. E ele começou a falar sobre os demônios com os quais lidou e por quanto tempo. Você vai tocar em estádios e vai ao supermercado do seu bairro. Então, é uma grande mudança de como ele costumava lidar com as coisas."
Em relação ao que o faz considerar Hetfield alguém corajoso, Tracii explicou: "É muito difícil para um homem falar sobre essas coisas com os amigos, quanto mais falar sobre isso sinceramente em público, especialmente sendo o vocalista do Metallica. Então, tenho ainda mais respeito pelo James agora do que nunca. Eu simplesmente o considero ousado e corajoso. E embora eu ache uma pena o que aconteceu com o casamento dele, relacionamentos não duram para sempre. Mas realmente tenho que dar um grande crédito ao cara nesse processo de cura. Muita gente fica tipo, 'Ah, ele é um milionário. Quem sente pena de um milionário?' É tipo, cara, o que isso tem a ver? Dinheiro não resolve tudo internamente. E ele ficou sóbrio. Isso é difícil. E, além disso, ele compôs todas aquelas músicas e canções incríveis. Eu não digo isso com muita frequência, mas Deus abençoe esse cara. Que fodão."
O L.A. Guns lançou o álbum "Leopard Skin" recentemente. É o quinto disco da banda desde que Tracii Guns se reuniu com o vocalista Phil Lewis, em 2017. Já o Metallica segue na estrada com a turnê M72, divulgando o play "72 Seasons" (2023).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
São Paulo pode ter mega show como Copacabana; Stones, U2 e Foo Fighters são cotados
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest


O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Dave Mustaine revela que última conversa com James Hetfield terminou mal
Dave Mustaine diz que foi divertido regravar "Ride the Lightning", do Metallica
Metallica, Guns, Slipknot, Kiss: tombos, erros e fatos engraçados
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


