Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"
Por João Renato Alves
Postado em 14 de maio de 2025
Durante aparição no podcast Talk Louder, Tracii Guns falou sobre sua admiração por James Hetfield. O guitarrista do L.A. Guns falou sobre a relação com o líder do Metallica, o exaltando pelas provas de superação que deu com o passar dos anos, especialmente ao admitir e enfrentar seu alcoolismo. Ele disse, de acordo com transcrição do Blabbermouth:
"Acho que James Hetfield acabou se tornando o homem mais corajoso do rock. Musicalmente e pessoalmente, o conheço de longe. Mas quando nos vemos, sempre rola uma aproximação: ‘E aí, mano?’ Não somos bons amigos, mas nos respeitamos. O Metallica esteve na festa de lançamento do primeiro disco do L.A. Guns. E eu sempre gostei das músicas deles."

Ainda assim, Tracii reconhece que a relação nem sempre foi fácil. Especialmente quando James ainda bebia. "Tivemos uma conversa estranha uma vez em Nova York, quando o ‘Black Album’ estava saindo. De alguma forma, acabamos sozinhos no Scrap Bar. Era uma terça à noite e não havia mais nada para fazer. Cheguei e ele era a única pessoa lá, além do barman. Então eu disse: 'Ei, cara'. Ele respondeu: 'Tracii Guns'. Imediatamente eu soube que ele estava bêbado. Falei: 'Tenho uma fita cassete do seu novo álbum'. Ele retrucou: 'Você não gosta do Metallica'. Eu disse: 'Claro que gosto. É um disco foda'. Ele falou: ‘Bom, eu tenho o disco do Contraband (supergrupo do início dos anos 1990 do qual Tracii participou). Você está tocando muito bem, mas essas músicas são uma merda, mano’. Eu disse: ‘É. Legal, cara. Tanto faz’.
Ele começou a ficar meio mala e eu falei: ‘Falo com você depois’. ‘Aonde você vai?’ ‘Não vou ficar aqui só ouvindo você bravo comigo’. Ele disse: ‘Não estou bravo com você’. ‘Parece que você está bravo comigo’. Ele disse: ‘Tanto faz’. Ele estava bêbado. Eu fui embora. Então, os anos se passaram. Eu o via de vez em quando, como no Download quando Lars Ulrich não tocou. Conversamos por alguns minutos e também vi Kirk Hammett. Sempre houve uma vibe legal entre mim e aqueles caras. Mas aí eu vi que ele abriu o coração em público. E ele começou a falar sobre os demônios com os quais lidou e por quanto tempo. Você vai tocar em estádios e vai ao supermercado do seu bairro. Então, é uma grande mudança de como ele costumava lidar com as coisas."
Em relação ao que o faz considerar Hetfield alguém corajoso, Tracii explicou: "É muito difícil para um homem falar sobre essas coisas com os amigos, quanto mais falar sobre isso sinceramente em público, especialmente sendo o vocalista do Metallica. Então, tenho ainda mais respeito pelo James agora do que nunca. Eu simplesmente o considero ousado e corajoso. E embora eu ache uma pena o que aconteceu com o casamento dele, relacionamentos não duram para sempre. Mas realmente tenho que dar um grande crédito ao cara nesse processo de cura. Muita gente fica tipo, 'Ah, ele é um milionário. Quem sente pena de um milionário?' É tipo, cara, o que isso tem a ver? Dinheiro não resolve tudo internamente. E ele ficou sóbrio. Isso é difícil. E, além disso, ele compôs todas aquelas músicas e canções incríveis. Eu não digo isso com muita frequência, mas Deus abençoe esse cara. Que fodão."
O L.A. Guns lançou o álbum "Leopard Skin" recentemente. É o quinto disco da banda desde que Tracii Guns se reuniu com o vocalista Phil Lewis, em 2017. Já o Metallica segue na estrada com a turnê M72, divulgando o play "72 Seasons" (2023).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Queen oferece presente de Natal aos fãs com a faixa inédita "Polar Bear"
Gene Simmons relembra velório de Ace Frehley e diz que não conseguiu encarar o caixão
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A cena que Ney Matogrosso viu no quartel que o fez ver que entre homens pode existir amor
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"

Os clássicos de rock/metal da suposta playlist vazada de Donald Trump
Site diz que riff do Metallica "lembra demais" música do Aerosmith
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Líder do Sweet Savage reconhece que o Metallica salvou sua carreira
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Será que ele curtiu? O dia que Adrian Smith tocou na guitarra de Kirk Hammett
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Metal Rules: Os 100 melhores discos da História do Metal


