Anúncio busca baterista e baixista para "Rage Against the Machine de direita"
Por João Renato Alves
Postado em 08 de maio de 2025
Nos últimos dias, um anúncio de classificados procurando músicos viralizou online. Ele mostrava alguém em busca de instrumentistas para criar uma "versão conservadora" do Rage Against the Machine. A publicação no Craiglist – repercutida pelo Loudwire – foi feita por alguém que mora na cidade de Kannapolis, Carolina do Norte, Estados Unidos. Ela dizia:
RATM - Mais Novidades
"Procuro baixista e baterista politicamente conservadores para iniciar a versão de direita do Rage Against The Machine. Pretendo cantar, tocar guitarra e compor muitas músicas com temática Rage e gostaria de fazer uma turnê pela região para eventos políticos. Também gostaria de ter um repertório de covers que promovam a liberdade. Se você ama os Estados Unidos e está irritado com o que a esquerda e os globalistas fizeram com o nosso país, entre em contato comigo."
No Reddit, as pessoas fizeram algumas sugestões, como adaptar a letra de "Killing in the Name", cantando: "Fox News, I will do what you tell me! Fox News, I will do what you tell me!"
Outros sugeriram nomes para o grupo, como Rage For The Machine, Cog in The Machine, Rage on Behalf of the Regime e Rage Against the Working Class.
Atualmente em um novo hiato na carreira, o Rage Against the Machine é o inimigo número 1 de quem acredita que música e política não se misturam. Desde seu primeiro álbum, a banda jamais escondeu seu engajamento. No disco em questão, os ativistas Bobby Sands, membro do Exército Republicano Irlandês Provisório e Huey P. Newton, fundador do Partido dos Panteras Negras, são listados nos agradecimentos pela inspiração.
No encarte do segundo trabalho de estúdio, "Evil Empire" (1996), o quarteto incluiu uma lista de livros indicados para quem desejasse conhecer a ideologia dos músicos de forma mais clara. Foram eles:
A Guerra de Guerrilhas – Che Guevara
A People’s History of the United States – Howard Zinn
Agora e Depois: O ABC do Anarquismo Comunista – Alexander Berkman
Ao Vivo do Corredor da Morte – Mumia Abu-Jamal
As Vinhas da Ira – John Steinbeck
Homem Invisível – Ralph Ellison
Johnny Vai à Guerra – Dalton Trumbo
Manufacturing Consent: The Political Economy of the Mass Media – Edward S. Herman e Noam Chomsky
O Capital, Volume 1 – Karl Marx
O Livro de Receitas do Anarquista – William Powell
O Zero e o Infinito – Arthur Koestler
Os Condenados da Terra – Frantz Fanon
Retrato do Artista Quando Jovem – James Joyce
Revolutionary Suicide – Huey P. Newton
Rules for Radicals – Saul D. Alinsky
Soledad Brother: The Prison Letters of George Jackson – George Jackson
Soul On Ice – Eldridge Cleaver
Terra Estranha – James Baldwin
Walden ou A Vida nos Bosques e A Desobediência Civil – Henry David Thoreau
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps