A banda formada por rockstars que para Robert Plant não faz rock
Por Bruce William
Postado em 02 de maio de 2025
Depois do fim do Led Zeppelin, os ex-integrantes seguiram caminhos bem diferentes. Jimmy Page montou o The Firm e outros projetos pontuais. John Paul Jones preferiu ficar mais nos bastidores como produtor e arranjador. Já Robert Plant seguiu explorando novas sonoridades, evitando repetir o passado. Para ele, não fazia sentido continuar tocando "Immigrant Song" eternamente.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Plant não buscava manter viva a sonoridade do Zeppelin. Mesmo quando suas experiências solo não agradavam todo mundo — como no disco "Shaken 'n' Stirred" — ele parecia mais satisfeito com aquela liberdade do que preso ao papel de "deus do rock" dos anos 70. E como nenhum dos ex-integrantes quis reviver o som original da banda, outras bandas preencheram esse espaço: Rush, Van Halen e mais tarde até Dave Grohl, que frequentemente cita John Bonham como referência direta.
Foi com Grohl, aliás, que John Paul Jones voltou ao palco do rock. Primeiro nos bastidores das gravações do Foo Fighters, e depois com o supergrupo Them Crooked Vultures, ao lado de Grohl e Josh Homme. A sonoridade do projeto foi elogiada por fãs de rock clássico, com faixas como "New Fang" e "Dead End Friends" sendo destaque nos riffs e no peso.
Mas Robert Plant não embarcou no entusiasmo. Em uma fala publicada na Far Out, ele reconheceu a qualidade musical da banda, mas fez uma ressalva sobre a classificação: "Os híbridos do rock se tornaram coisas como Them Crooked Vultures e outros desse tipo. É boa música, mas não é rock. Bem... talvez seja rock. Talvez minha ideia do que é rock tenha se perdido na tradução."
A declaração de Plant mostra que ele já não enxerga o rock da mesma forma. Enquanto seus antigos parceiros ainda produzem músicas com peso e atitude, ele prefere mergulhar em outros estilos — como sua parceria com Alison Krauss, voltada ao folk e ao country de raiz.
Por mais que Plant não reconheça a banda como "rock" no sentido tradicional, não dá para negar que o som dos Vultures traz elementos do gênero em estado bruto: riffs diretos, levadas arrastadas e muita energia. O que parece incomodar Plant não é a música em si, mas a forma como o termo "rock" evoluiu ao longo dos anos.
Com uma parte do Led Zeppelin envolvida e Grohl canalizando o espírito de Bonham, os Them Crooked Vultures soam como uma releitura moderna do que o hard rock sempre buscou. Mesmo que não se encaixem na definição de Plant, para muita gente o som continua sendo rock — só não é o rock que ele quer fazer hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A melhor "música pop adolescente" de todos os tempos, segundo Brian May
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Os 2 membros do Metallica que planejaram outra banda no auge do "Black Album"
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
A melhor música do Lacuna Coil, segundo os leitores da Metal Hammer
Heineken mede músicas que mais agitaram Rock in Rio e metal aparece 3x

A condição necessária ao Led Zeppelin para que atingissem a "quinta dimensão"
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A música do Led Zeppelin que mexeu com a cabeça do jovem Geddy Lee
A música do Led Zeppelin que fez Steve Vai querer tocar guitarra: "O mundo parou"
O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
A banda que Brian May chamou de "mágica" e gostaria de ter integrado
A música do Genesis em que Phil Collins tentou tocar como seu grande ídolo
O baixista que John Paul Jones considera perfeito e sempre soube tocar na hora certa
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O disco onde Robert Plant superou o Led Zeppelin, nas palavras dele mesmo


