Led Zeppelin: Para Robert Plant, seus colegas "queriam continuar" sem John Bonham
Por André Garcia
Postado em 22 de novembro de 2023
O Led Zeppelin foi formado no final de 1968, e em poucos anos não é exagero algum dizer que mudaram o mundo. Além de terem influenciado o surgimento do heavy metal, redefiniram não só o rock como todo com músicas como clássicos como "Whole Lotta Love" e "Stairway to Heaven". Dessa forma, venderam milhões de álbuns e arrastaram verdadeiras multidões a seus shows.
Em 1980, com a inesperada morte de John Bonham, por outro lado, foi o fim da linha. Especulava-se que Jimmy Page e John Paul Jones até cogitavam seguir em frente sem o baterista, mas Robert Plant foi inflexível e não quis nem saber.
Em recente entrevista para a Irish Examiner, ele confirmou essa história: "Acredito que Jimmy e John Paul, por um tempo, queriam continuar, mas todos nós mudamos."
Em ocasiões como a reunião de 2007 com Jason Bonham ocupando o posto do pai, Jimmy Page demonstrou interesse em voltar com o Led Zeppelin. Robert Plant, por outro lado, mesmo com o passar de décadas, se manteve decidido a deixar o passado para trás e seguir em frente. Para ele, o mais importante é se manter fiel a sua própria evolução e jornada pessoal.
"Você precisa seguir em frente daquela escrita da juventude, estamos falando de músicas como 'Bron-Yr-Aur' e 'Battle of Evermore'. [É preciso seguir em frente] da escrita daquelas visões de vida e o eterno atrito entre as pessoas, para a maturidade que se adquire ao longo do caminho. Estou fazendo a coisa certa."
Em 2023, Robert Plant pegou os fãs de surpresa ao cantar "Stairway to Heaven" — algo que havia se recusado a fazer por 16 anos. O vocalista fez esse "sacrifício" em troca de uma grana preta doada por um fã para caridade. O valor não foi relevado, foi dito que apenas que está na casa dos seis dígitos em libras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps