Como o grande Gilberto Gil mudou a vida de Nando Reis duas vezes
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de junho de 2025
O Brasil é berço de talentos excepcionais nas mais diversas formas de expressão artística. Na música popular brasileira, por exemplo, destaca-se Gilberto Gil — cantor e compositor baiano que, com mais de meio século de trajetória, criou clássicos como "Andar com Fé", "Palco" e "Domingo no Parque".
Nando Reis - Mais Novidades
Ao longo de sua trajetória, Gil influenciou profundamente outros músicos brasileiros. Entre eles está Nando Reis, ex-baixista e vocalista dos Titãs, banda da qual fez parte entre 1982 e 2002.
Na edição 178 da revista ShowBizz, publicada em maio de 2000, Nando participou do especial "O disco que mudou sua vida". O artista escolheu "Expresso 2222", quinto álbum de estúdio de Gilberto Gil, lançado originalmente em 1972. Abaixo, seu depoimento sobre a importância da obra.
"Sempre teve muita música em minha casa. Meus irmãos compravam discos, meu pai e minha mãe, que dava aula de piano. Nesse ambiente, conheci ‘Expresso 2222’, um disco impecável. Desde o início, com ‘Pipoca Moderna’ e ‘Back in Bahia’, um rock de letra longa, narrativa, metafórica, do jeito que eu, fã do Jorge Ben, gosto.
O disco tem toda uma estrutura roqueira, mas a rítmica é nordestina e o elemento harmônico e os arranjos são oriundos da bossa nova. Tem um magnífico guitarrista tocando, que é o Lanny Gordin, e todos os outros músicos pulsam como se fossem uma banda de rock. Sem falar no Gil, que arrebenta no violão e nunca esteve tão bem."
Mas a influência de Gilberto Gil na vida de Nando Reis não se restringiu ao campo musical. Em 2016, o músico decidiu abandonar o álcool após um episódio marcante envolvendo o ídolo baiano, durante os preparativos para um show em Brasília.
Convidado para se apresentar ao lado de Gil em um evento em homenagem a Ulysses Guimarães, Nando chegou embriagado ao ensaio e percebeu o impacto da situação. A experiência foi um ponto de virada que o levou a tomar uma decisão definitiva: abandonar o álcool.
"Teve um evento. Eu tinha sido convidado pra fazer um show com o Gil em Brasília. Gil, meu mestre, meu ídolo. Um evento que comemorava o que seria o centenário de nascimento do Dr. Ulysses Guimarães, em Brasília.
Eu fui fazer um ensaio no domingo, 2 de outubro. Eu fui bêbado [...] e eu consegui ensaiar, mas eu fiquei muito mal, porque é óbvio que perceberam. Ninguém falou nada, daí eu lembro que eu terminei o ensaio, foi horrível, no domingo pra segunda eu não consegui parar. Eu cheguei segunda-feira e eu falei: ‘Se eu não parar, eu vou acabar com a minha carreira. Eu não posso me apresentar bêbado nesse show com o Gil e com a Gal [Costa].’ E eu parei. Fui pro AA, fiz o show sóbrio, nunca mais bebi."
Nando Reis compartilhou esse relato em um vídeo publicado em abril deste ano, destacando o impacto desse episódio em sua trajetória pessoal e profissional. A história pode ser conferida a partir dos 23 minutos. Clique e confira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Quem são os músicos que estão na formação do AC/DC que vem ao Brasil
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A "guerra musical" dentro do Guns N' Roses que fez a banda se desmanchar
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"

O top 10 das músicas de Nando Reis, segundo ele mesmo
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado


