Os dois líderes de banda mais temidos da música, segundo Ian Anderson
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de junho de 2025
Ian Anderson, líder e fundador do Jethro Tull, pode parecer irreverente no palco, com suas poses incomuns e performance teatral na flauta, mas nos bastidores é conhecido por sua postura firme e exigente. Durante sua carreira, o músico britânico mostrou que manter uma banda ativa e relevante por décadas exige mais que talento: requer decisões difíceis e liderança sem rodeios.
Jethro Tull - Mais Novidades
Ao comentar sobre a constante troca de integrantes no Jethro Tull, Anderson explicou que não se trata de "demitir" por qualquer motivo, mas de manter relações profissionais produtivas. "Você passa a ter amizades apaixonadas com outros músicos, mas às vezes já entra sabendo que isso não vai durar para sempre", afirmou em entrevista resgatada pela Far Out.
Sem rodeios, ele também deixou claro que não é apegado a formações fixas: "Não pense que precisa ficar comigo para sempre, porque eu consigo me virar bem sem você." Segundo Anderson, ele não age como um técnico de futebol trocando peças a cada derrota, mas adota uma mentalidade parecida com a de outros líderes exigentes da música. "Sou um líder de banda na tradição de Frank Zappa ou John Mayall", comparou.
Zappa, conhecido por sua genialidade e disciplina implacável com seus músicos, e Mayall, que comandou diversas formações do Bluesbreakers, são para Anderson exemplos de como a exigência pode moldar uma carreira sólida. A meta, segundo ele, é manter o nível alto e garantir que a banda funcione com criatividade.
Apesar da rotatividade, houve uma exceção notável: o guitarrista Martin Barre, que permaneceu ao lado de Anderson por mais de duas décadas. Barre foi essencial na sonoridade do grupo, mas mesmo ele acabou deixando a banda quando Anderson decidiu reformular o projeto. Um sinal de que, no mundo do Jethro Tull, nem mesmo a lealdade de anos garante lugar cativo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Tarja Turunen divulga tracklist, convidados e primeiro single do novo álbum
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal
Guns N' Roses anuncia show abrindo fim de semana da Fórmula 1 em Miami
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
Sepultura só tocará músicas da fase Derrick Green no Rock in Rio
Mike Portnoy explica por que nunca se ofereceu para substituir Neil Peart no Rush

Martin Barre explica por que Jethro Tull mereceu vencer Metallica no polêmico Grammy
Ex-Jethro Tull, Martin Barre não se considera um guitarrista subestimado
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
Ian Anderson (Jethro Tull) volta a citar brasileiros como público desrespeitoso em shows
Rain List: Músicas para um dia de chuva


