O dia que o AC/DC foi processado por causa de "Dirty Deeds Done Dirt Cheap"
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
Um dos maiores clássicos do AC/DC com o saudoso e carismático vocalista Bon Scott é "Dirty Deeds Done Dirt Cheap". Gravada em dezembro de 1975, a música foi lançada na Austrália no álbum homônimo em março do ano seguinte, e em outubro como single.
No entanto, conforme publicado pelo canal Rock N' Roll True Stories no YouTube, essa faixa rendeu um processo judicial para lá de curioso aos irmãos Young e companhia.
Sua letra é narrada por um personagem que, como diz o título, oferece serviços sujos por uma pechincha. Frase essa que Angus Young tirou do desenho animado Beany and Cecil, cujo vilão, Dishonest John, tinha um cartão de visitas que dizia exatamente isso.
Pouco antes do primeiro refrão, a letra diz: "Basta ligar para 362436". A sequência de números, na verdade, era 36-24-36, medidas consideradas ideais para o corpo feminino. Algo que já apareceu em letras de outros grupos, como, por exemplo, o The Commodores.
O álbum "Dirty Deeds Done Dirt Cheap" foi lançado somente na Austrália, chegando aos Estados Unidos (e demais países) apenas anos depois, em 1981. O problema é que a sequência de números foi seguida de um "hey!" cantado pelo vocalista, o que soava como "eight" (oito). Assim, um belo dia, fãs começaram a ligar para o número 362-4368 — que não só existia como pertencia a um casal de Illinois, EUA, identificado como os White.
Naquele mesmo ano, o casal processou o AC/DC e seus distribuidores por invasão de privacidade, alegando terem recebido inúmeras ligações e trotes por causa da música. A senhora White emitiu uma declaração dizendo: "Eu sou apenas uma pessoa comum — ou pelo menos eu estou tentando ser. Tem sido um pesadelo esses telefonemas a toda hora."
Os White exigiram uma indenização de 250 mil dólares, e que a banda relançasse a música com o número alterado e banisse a versão atual das rádios. Entretanto, o importunado casal perdeu a ação na justiça, e teve que se contentar em mudar o número do telefone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps