RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths

O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava

A música do Genesis que Phil Collins considera uma de suas melhores e nasceu quase por acaso

A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards

Joe Elliott acha que único disco do Sex Pistols é tão planejado quanto um álbum do Genesis

Kiko Loureiro compartilha partitura da música "Late Redemption"

O apelido com referência nerd que pedaleira de Paulo Miklos ganhou nos Titãs

Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles

O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida

O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo James Hetfield do Metallica

O hit do Led Zeppelin que Robert Plant acha ótimo: "Rock progressivo enlouquecido"

O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page confessou que nasceu de tentativa de imitação

O dia em que Ozzy Osbourne encontrou Oliver Reed e viu uma tatuagem onde o sol não bate

As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou

Austrália se torna o primeiro país a proibir músicas feitas por IA nas paradas de sucesso


Foo Fighters

A canção de Frank Zappa que foi finalizada por Gene Simmons, do Kiss

Por
Postado em 08 de junho de 2025

Frank Zappa provavelmente não era o tipo de músico que colocaria um disco do Kiss para relaxar. Mas em algum lugar entre o escracho performático de Gene Simmons e o fascínio de Zappa por tudo que era absurdo e excessivo, talvez houvesse alguma interseção. O próprio Gene alega que sim — e chegou a afirmar que finalizou uma composição inacabada de Zappa, tocando todos os instrumentos.

A história, contada por Simmons em entrevista à Classic Rock (via Far Out), tem variações. Em uma versão, ele afirma que chegou a se aproximar de Frank Zappa pouco antes da morte do músico, em 1993. Em outra, mais plausível, diz que conheceu o filho Dweezil Zappa nos anos 1970, e que manteve contato com a família após a morte do patriarca. Foi nesse contexto que, segundo ele, surgiu a oportunidade de concluir um trecho deixado por Frank.

Frank Zappa - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução - YouTube - VEVO
Foto: Reprodução - YouTube - VEVO

A faixa em questão se chama "Black Tongue" (youtube), e segundo Gene, o título já era do próprio Zappa. O que havia de material era uma gravação de 30 segundos, em forma de loop. A partir disso, Simmons afirma ter construído toda a música, tocando ele mesmo todos os instrumentos e reunindo os membros da família Zappa para cantar juntos em um mesmo microfone — algo que, segundo ele, nunca havia acontecido antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O lançamento ocorreu em 2004, como parte do projeto "Asshole", álbum solo de Gene Simmons. Dweezil Zappa confirmou sua participação na faixa, e os créditos também incluem Ahmet, Moon e Gail Zappa. Ainda assim, não há como evitar uma certa pulga atrás da orelha: não existe documentação clara de que Frank tenha realmente deixado a ideia ou expressado vontade de que ela fosse concluída. Tudo parte da palavra de Simmons.

Considerando o histórico de Gene como contador de causos, não faltam motivos para olhar a história com reservas. Ele já se colocou como pivô de descobertas musicais milagrosas, aproximou-se de ídolos na base do "eu tava lá" e não costuma economizar em autopromoção. Em outras palavras: se alguém disser que ele encontrou um riff num guardanapo e o transformou em sinfonia, é bom pedir fotos, vídeos e três testemunhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas o que chama atenção mesmo é a ideia de que Frank Zappa — um dos músicos mais exigentes e idiossincráticos do século 20 — teria deixado, ainda que informalmente, seu legado nas mãos do frontman de uma banda que sempre flertou com gosto estético e musical considerado duvidoso como estratégia de marketing. Pode até ter sido uma boa jogada publicitária. Mas soa como o tipo de narrativa que faria o próprio Zappa revirar os olhos — ou, quem sabe, rir da ironia.

Seja como for, "Black Tongue" existe. E com ou sem aval do autor original, ela virou uma colaboração póstuma entre duas figuras que talvez não tivessem tanto em comum quanto Simmons gostaria de fazer crer. Em termos de gosto musical, Zappa era mais Stravinsky do que arena rock. Mas, se houve mesmo alguma admiração de sua parte, só ele saberia dizer — e ele não está mais aqui para desmentir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS