O segredo para fazer música pesada, segundo Lemmy Kilmister, do Motorhead
Por Bruce William
Postado em 19 de julho de 2025
Poucos nomes representam tanto o espírito do rock pesado quanto Lemmy Kilmister. Ao longo de décadas, o líder do Motörhead não só ajudou a definir a sonoridade do hard rock e do metal, mas também se transformou numa espécie de porta-voz informal do estilo.
Motorhead - Mais Novidades
Antes de montar sua própria banda, Lemmy já tinha um histórico respeitável com uma passagem pelo Hawkwind, de onde foi demitido por preferir anfetaminas aos psicodélicos usados pelo resto do grupo. Ironicamente, o que parecia uma queda foi o que abriu caminho para a criação do Motörhead, banda que deixou uma marca definitiva no rock.
Mesmo sem ter sido o primeiro grupo do gênero, o Motörhead tocava com um nível de energia, barulho e agressividade que ninguém igualava. Na década de 80, já era difícil encontrar alguma banda pesada que não tivesse, direta ou indiretamente, absorvido algo da fórmula criada por Lemmy. E boa parte disso vinha justamente da postura que ele carregava.
Entre frases ácidas e opiniões sem rodeios, Lemmy não se negava a responder quaisquer perguntas, e também não dourava a pílula. Quando lhe perguntaram qual era o segredo para fazer música pesada, ele foi franco e objetivo, lembra a Far Out: "Primeiro, você precisa acreditar. Porque isso é a primeira coisa que o público percebe, eles sentem isso."
Ele ainda ressaltou que não adiantava tentar enganar a plateia. "Alguns conseguem ser bons vigaristas, mas são poucos." E completou com outra de suas máximas: "E tem que ter volume alto. Música pesada tem que ser alta. Qual é o sentido de uma música pesada suave?" E como sabemos, se havia algo que o Motörhead nunca deixou de lado foi justamente o volume. Os shows da banda ficaram famosos pela intensidade sonora, a ponto de em um deles, em 1986, em Cleveland, o som chegar a 130 decibéis, nível comparável ao de um avião decolando ou de um tiro.
Lemmy também falava da importância da presença de palco: "Você tem que ter carisma. Porque, quando está tocando, a sua voz quase nunca é ouvida direito, a não ser que você tenha dinheiro para um sistema de som enorme." E finalizou com um de seus recados simples e diretos: "Eles não vêm para ouvir o som perfeito. Isso eles têm no disco. Eles vêm pelo evento, e o carisma é o evento."
Até seus últimos dias, Lemmy seguiu esses mandamentos à risca. Quem viu o Motörhead ao vivo sabe que os shows eram muito mais do que música: eram um acontecimento, e ninguém saía ileso. Para quem procura entender o que é tocar rock pesado de verdade, as palavras de Lemmy seguem sendo uma espécie de mandamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Filho de Rick Wakeman, Adam declara seu amor pelo Marillion e Mark Kelly
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Bob Daisley chama de "verdadeiro crime" falta de crédito em clássico de Ozzy Osbourne
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
"Caught In A Mosh: A Era De Ouro Do Thrash" continua a trilogia do thrash metal em alto nível

O clássico do Dead Kennedys que deve sua criação à ex-banda de Lemmy
Os roqueiros que seguiram na estrada mesmo quando o corpo pedia para parar
O dia em que Phil Campbell invadiu show do Testament montado em um cavalo
O curioso conselho que Phil Campbell recebeu de Lemmy Kilmister quando entrou no Motörhead
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Phil Campbell já deu rolê de moto peladão por corredor de hotel
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
Motorhead: O conselho de Lemmy Kilmister sobre ser solteiro para sempre


