O disco do século 21 que Paul McCartney comparou a Dark Side of the Moon
Por Bruce William
Postado em 10 de julho de 2025
Mesmo depois de revolucionar a música com os Beatles, Paul McCartney nunca parou de prestar atenção no que surgia ao seu redor. Nos anos 1970, ele presenciou o Pink Floyd ampliando os limites do rock com "Dark Side of the Moon", e décadas mais tarde, já no século 21, encontrou ecos desse espírito experimental em um disco inesperado: "Morning Phase", de Beck.
Paul McCartney - Mais Novidades
O álbum foi lançado em 2014 e acabou vencendo o Grammy de Álbum do Ano. Para McCartney, ele remete diretamente à sonoridade do Pink Floyd. "O disco do Beck parecia muito com um álbum do Floyd. Eu ouvi e pensei: isso deve muito ao Pink Floyd", comentou Macca em seu livro The Lyrics: 1956 to the Present (via Far Out).
Segundo ele, não se trata de cópia ou tentativa de imitar, mas de uma continuidade do mundo sonoro que bandas como o Floyd ajudaram a criar. "O mundo do Pink Floyd era quase um mundo extraterrestre, então era um lugar legal para se estar", disse.
Na visão de McCartney, esse tipo de construção sonora começou com os Beatles e os Beach Boys. "Junto com 'Sgt. Pepper', 'Pet Sounds' mudou completamente tudo sobre fazer discos", lembrou. E foi esse novo jeito de pensar a música que permitiu discos como "Dark Side" e, décadas depois, "Morning Phase".
O próprio Beck foi elogiado por artistas de gerações anteriores. Johnny Cash, por exemplo, disse certa vez: "Ouvi ele tocando nos bastidores e fiquei impressionado com a forma como conseguia fazer música ao estilo dos Apalaches, como um caipira mesmo. Ele é realmente bom nisso".
Embora o foco de McCartney tenha sido o disco como um todo, a comparação com o Pink Floyd revela mais sobre a importância de continuar buscando caminhos diferentes dentro da música. Mesmo depois de tantas revoluções sonoras, ainda há espaço para discos que, como "Morning Phase", criam um universo próprio e ganham o respeito de quem já viu tudo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
O guitarrista que chegou mais perto de Jimi Hendrix, segundo Angus Young
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Regis Tadeu "revela a verdade" que se esconde por trás do Angine de Poitrine
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O panfleto de fundamentalistas religiosos que "denunciava o satanismo" do Kiss em 1979
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
Paul McCartney confirma dueto com Ringo Starr em seu novo álbum
A música que Paul McCartney acha a pior de toda sua carreira: "Letra horrível para cacete"
Paul McCartney anuncia novo álbum, "The Boys of Dungeon Lane"
Paul McCartney responde às perguntas mais pesquisadas da internet sobre ele
O ano da década de 80 que foi dominado por belos duetos, segundo a American Songwriter
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar


