O disco do século 21 que Paul McCartney comparou a Dark Side of the Moon
Por Bruce William
Postado em 10 de julho de 2025
Mesmo depois de revolucionar a música com os Beatles, Paul McCartney nunca parou de prestar atenção no que surgia ao seu redor. Nos anos 1970, ele presenciou o Pink Floyd ampliando os limites do rock com "Dark Side of the Moon", e décadas mais tarde, já no século 21, encontrou ecos desse espírito experimental em um disco inesperado: "Morning Phase", de Beck.
Paul McCartney - Mais Novidades
O álbum foi lançado em 2014 e acabou vencendo o Grammy de Álbum do Ano. Para McCartney, ele remete diretamente à sonoridade do Pink Floyd. "O disco do Beck parecia muito com um álbum do Floyd. Eu ouvi e pensei: isso deve muito ao Pink Floyd", comentou Macca em seu livro The Lyrics: 1956 to the Present (via Far Out).
Segundo ele, não se trata de cópia ou tentativa de imitar, mas de uma continuidade do mundo sonoro que bandas como o Floyd ajudaram a criar. "O mundo do Pink Floyd era quase um mundo extraterrestre, então era um lugar legal para se estar", disse.
Na visão de McCartney, esse tipo de construção sonora começou com os Beatles e os Beach Boys. "Junto com 'Sgt. Pepper', 'Pet Sounds' mudou completamente tudo sobre fazer discos", lembrou. E foi esse novo jeito de pensar a música que permitiu discos como "Dark Side" e, décadas depois, "Morning Phase".
O próprio Beck foi elogiado por artistas de gerações anteriores. Johnny Cash, por exemplo, disse certa vez: "Ouvi ele tocando nos bastidores e fiquei impressionado com a forma como conseguia fazer música ao estilo dos Apalaches, como um caipira mesmo. Ele é realmente bom nisso".
Embora o foco de McCartney tenha sido o disco como um todo, a comparação com o Pink Floyd revela mais sobre a importância de continuar buscando caminhos diferentes dentro da música. Mesmo depois de tantas revoluções sonoras, ainda há espaço para discos que, como "Morning Phase", criam um universo próprio e ganham o respeito de quem já viu tudo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
As quatro bandas que fizeram a cabeça de Cronos, o vocalista do Venom
A arrepiante música do Nirvana que foi sua última gravação e último hit
Nicko McBrain relembra o dia em que ficou alucinado e confundiu ônibus com elefante
Mötley Crüe emplaca primeira música no Clube do Bilhão do Spotify
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O dia em que Paul McCartney ensinou seu herói a tocar baixo
A música dos Beatles composta por Paul McCartney diante de um astro de Hollywood
Por que Paul McCartney se recusava a tocar Beatles nos primeiros shows do Wings
O cantor com quem Paul McCartney sempre quis trabalhar e finalmente conseguiu
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
Jane Asher - a mulher que não quis viver à sombra de Paul McCartney
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
O baterista que teve que escolher entre Elton John e Paul McCartney no auge dos anos setenta
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Paul McCartney revela o álbum dos Beatles em que chegou a seu auge como baixista
A diferença entre as lendas Mick Jagger e Paul McCartney, segundo Sammy Hagar


