A única vez que o U2 saiu na porrada no palco: "Ele perdeu a cabeça e tudo explodiu"
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de agosto de 2025
Bandas de rock são conhecidas por suas tensões internas, mas poucas levam suas diferenças ao extremo diante do público. O U2, que construiu carreira com imagem de amizade e unidade, já protagonizou uma cena digna de filme: uma briga de verdade no palco. O episódio aconteceu em 1980, durante a primeira turnê norte-americana da banda.
U2 - Mais Novidades

O quarteto irlandês havia desembarcado em Nova York para mostrar suas músicas ao público americano, estreando no dia 6 de dezembro no The Ritz Club. A energia era caótica e competitiva, como lembra a própria banda na biografia U2 by U2 (via Far Out): "Cada noite tinha que ser a melhor noite. Estávamos o mais longe possível de relaxados. Era combativo, às vezes com a plateia, às vezes entre nós".

O clima explodiu apenas oito dias depois, em 14 de dezembro, durante um show em Connecticut. No meio da apresentação, a bateria de Larry Mullen Jr. começou a desmontar, e o músico tentava consertar com ferramentas no meio da música. Bono, sem entender a situação, surtou ao perceber que não havia batida. "Eu contei a entrada da música, e Larry não entrou. Contei de novo, e nada. Aos meus olhos psicopatas, parecia que ele estava se escondendo atrás da bateria. Então peguei o kit e joguei no público", relembrou o vocalista.
O ato deixou a situação fora de controle. Bono partiu para cima, e acabou recebendo um golpe certeiro de The Edge. "Foi um daqueles shows em que parecia que sua vida dependia disso. O kit começou a desmontar e Bono perdeu a cabeça… tudo explodiu", contou o guitarrista em entrevista a Jonathan Ross em 2009. O próprio Bono reconheceu a força do amigo: "The Edge me acertou em cheio, muito forte".

Larry Mullen, por sua vez, disse que o vocalista parecia querer "matar" os colegas. Bono, com mais humor ao relembrar, classificou a cena como "uma briga completa, todos batendo em mim e eu batendo em todos. Foi puro pastelão, tipo Laurel e Hardy. Mas Edge sabe bater: nunca brigue com um cara que ganha a vida com coordenação entre mão e olho".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps