As bandas que mais influenciaram o U2 das antigas, segundo The Edge
Por André Garcia
Postado em 15 de junho de 2024
Vivemos na era das bolhas sociais. Hoje em dia, uma boy band coreana ou uma cantora norte-americana podem fazer um sucesso colossal em sua bolha, e serem completos desconhecidos nas outras bolhas. O estrelato macro se torna cada vez mais raro.
Eu ousaria dizer que os anos 80 marcaram o auge do estrelato da música pop, de tantos astros tão gigantescos disputando espaço. Só quem viveu do "Thriller" sabe quão famoso Michael Jackson — uma escala que é até difícil explicar para os mais jovens. Madonna, Prince e Kate Bush estavam todos em seu auge criativo, e dividiam espaço com Lionel Richie e Phil Collins (em dose dupla: solo e com o Genesis).
Outro nome do qual não tinha como escapar naqueles tempos era o U2. Hits como "Pride (In the Name of Love)", "New Year's Day" e "Sunday Bloody Sunday" rompendo as barreiras das ainda tão segmentadas rádios.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o guitarrista The Edge revelou as bandas que mais influenciaram o U2 das antigas.
"Crescemos apaixonados por canções, melodias e estruturas musicais, e no começo nossas bandas favoritas eram Ramones, T. Rex e David Bowie… talvez os [Rolling] Stones. Mais tarde, obviamente, passamos a adorar [Sex] Pistols, The Clash, Patti Smith…"
Em 2003 o The Clash foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, e o discurso ficou por conta de The Edge; que disse: "O The Clash está ao lado dos [Rolling] Stones — a maior banda de todos os tempos. Se eles tivessem surgido 10 anos antes, teriam competido com os Beatles, os Stones e o The Kinks."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps