A tese de Carlos Santana para o sucesso estrondoso do AC/DC
Por Bruce William
Postado em 21 de agosto de 2025
O AC/DC nunca se valeu de fórmulas complexas para dominar o rock. Angus Young, com sua roupa de colegial e um SG em punho, já provou que basta um riff certeiro para transformar estádios inteiros em alta voltagem. E se alguém que nunca ouviu a banda pedisse uma recomendação, o próprio Angus não pensa duas vezes: "Back in Black".
AC/DC - Mais Novidades
"Ela já chega chutando a porta", disse à Vulture. "Quando você ouve aquela nota, já pensa: 'É disso que o AC/DC se trata'. É como os Stones têm 'Satisfaction'; nós temos 'Back in Black', e ainda melhor", completou, rindo.
Mas o que explica o sucesso quase sobrenatural do AC/DC, capaz de atravessar décadas sem nunca perder o peso, mesmo com mudanças na formação? Para Carlos Santana, a resposta é simples, e tem nome e sobrenome: Malcolm Young.
"Sou um grande fã. Os ritmos que eles criam são fenomenais. Muito vem do Chuck Berry. O Malcolm, irmão do Angus, é o cara, o guitarrista rítmico. Ele segura toda a coisa. Para mim, a guitarra rítmica é o verdadeiro músculo de qualquer banda. Para ser realmente bom, você precisa saber quando solar e quando ficar no ritmo", disse o mestre de "Samba Pa Ti".
Enquanto Angus fazia os holofotes mirarem nele com seus solos e pulos pelo palco, era Malcolm quem mantinha a espinha dorsal da música firme como aço. Santana enxergou aquilo que muita gente ignorava: sem o motor rítmico de Malcolm, talvez o AC/DC não tivesse chegado tão longe.
E é aí que está a beleza da coisa: uns pensam que o segredo está no uniforme de colegial, outros no grito rasgado de Brian Johnson ou na malandragem debochada de Bon Scott. Mas, se você perguntar para Carlos Santana, a tese é clara: o sucesso estrondoso do AC/DC sempre esteve ancorado no músculo invisível da guitarra rítmica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Existe alguma banda melhor que o Iron Maiden ao vivo? Steve Harris e Bruce Dickinson respondem
A música que Angus Young mostraria para quem nunca ouviu AC/DC
O ingrediente secreto que faz o AC/DC um fenômeno, segundo Carlos Santana
Como uma foto de Jimi Hendrix ajudou Angus Young a criar sua própria imagem
O hit esquecido de 1967 que ajudou a abrir caminho para o AC/DC
O guitarrista que James Hetfield queria ter sido antes de criar o Metallica
A banda clássica que Pete Townshend criticou por fazer sempre o mesmo álbum
Sobre o que realmente fala o maior clássico do AC/DC
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
As ordens de Malcolm Young para quem ia subir ao palco com o AC/DC
Dez clássicos dos anos 80 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify


