A banda que representa o ponto mais alto do heavy metal, segundo Slash do Guns N' Roses
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de maio de 2025
Apesar de o Guns N’ Roses muitas vezes ser tratado como uma banda à parte dentro do universo do heavy metal, o guitarrista Slash nunca escondeu sua admiração por grupos que definiram o gênero. E, para ele, Metallica ocupa o posto máximo dentro desse panteão.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em entrevista à Spin (via Far Out), Slash foi direto: "Qualquer disco do Metallica é obrigatório em uma coleção de rock pesado. Eles são o auge desse estilo, foram uma das primeiras bandas a revolucionar esse som. Mas o ‘Black Album’ foi além: transformou o Metallica em um nome conhecido em todo o mundo."

A declaração reforça a visão de Slash sobre o impacto do disco homônimo lançado pela banda de James Hetfield e Lars Ulrich em 1991. Na época, o Guns N’ Roses preparava o duplo "Use Your Illusion", enquanto o Metallica deixava o thrash metal puro para adotar uma sonoridade mais acessível — o que incomodou muitos fãs da velha guarda, mas conquistou milhões de novos ouvintes. "O Black Album é direto ao ponto, sem excessos. Só música matadora do começo ao fim", resumiu Slash, fazendo um contraponto com seu próprio disco, mais longo e cheio de baladas.
Guns N’ Roses e Metallica
As duas bandas dividiram os palcos em uma das turnês mais explosivas dos anos 1990, que acabou marcada por incidentes sérios, como o acidente com James Hetfield, queimado por efeitos de palco, e um tumulto causado após o Guns N’ Roses se recusar a estender o show. Hoje, com as rusgas superadas, Slash reconhece o tamanho do legado dos colegas de estrada: "O Metallica mudou o mundo toda vez que lançou um disco. Não tem como ignorar isso."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps