A banda que deu crédito de compositor ao roadie em um de seus sucessos
Por João Renato Alves
Postado em 05 de agosto de 2025
Segundo single do álbum "Idlewild South" (1970), da Allman Brothers Band, "Midnight Rider" se tornou uma das músicas simbólicas de Gregg Allman. A letra falava sobre persistir em seu caminho, mesmo diante dos desafios e dificuldades. Ela também se destacou por um fato inusitado: o crédito concedido a um roadie como compositor.
Allman Brothers - Mais Novidades
Robert "Kim" Payne acompanhou Gregg enquanto ele escrevia a canção e gravava a demo sozinho. Em determinado momento, sugeriu a frase "the road goes on forever", que se tornou marca registrada. Por conta da contribuição, teve seu nome inserido entre os criadores no produto finalizado.
"Idlewild South" é considerado um dos pilares da fundação do southern rock, com os músicos criando uma característica sonora própria após a estreia mais focada no blues. As gravações aconteceram em Nova York, Miami e Macon, terra natal do grupo, adaptando a agenda com os shows divulgando o debut.
O título é uma referência à cabana alugada pela banda, onde os ensaios e sessões de composições eram realizadas. Foi o último lançamento de estúdio antes da morte do guitarrista Duane Allman. Ele participou das sessões do disco seguinte, "Eat A Peach" (1972), mas morreu antes de sua conclusão. Chegou ao 38º lugar da parada americana, melhorando 150 posições em comparação ao antecessor.
Dois anos após o primeiro lançamento, Gregg Allman regravou "Midnight Rider" em seu álbum solo "Laid Back". A versão contava com um novo arranjo e duração estendida. Fez ainda mais sucesso que a original, chegando ao Top 20 nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
"Sou cristão": Billy Corgan explica o que o faz manter amizade com Marilyn Manson
A melhor música dos Ramones, em lista da Paste Magazine
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police

A lendária banda dos anos 1960 que Eddie Van Halen não entendia: "Poluído demais"
A cultuada banda de rock sulista que Eddie Van Halen detestava
10 discos ao vivo que mostram o coração do blues em sua forma mais direta


