A banda que deu crédito de compositor ao roadie em um de seus sucessos
Por João Renato Alves
Postado em 05 de agosto de 2025
Segundo single do álbum "Idlewild South" (1970), da Allman Brothers Band, "Midnight Rider" se tornou uma das músicas simbólicas de Gregg Allman. A letra falava sobre persistir em seu caminho, mesmo diante dos desafios e dificuldades. Ela também se destacou por um fato inusitado: o crédito concedido a um roadie como compositor.
Allman Brothers - Mais Novidades

Robert "Kim" Payne acompanhou Gregg enquanto ele escrevia a canção e gravava a demo sozinho. Em determinado momento, sugeriu a frase "the road goes on forever", que se tornou marca registrada. Por conta da contribuição, teve seu nome inserido entre os criadores no produto finalizado.
"Idlewild South" é considerado um dos pilares da fundação do southern rock, com os músicos criando uma característica sonora própria após a estreia mais focada no blues. As gravações aconteceram em Nova York, Miami e Macon, terra natal do grupo, adaptando a agenda com os shows divulgando o debut.

O título é uma referência à cabana alugada pela banda, onde os ensaios e sessões de composições eram realizadas. Foi o último lançamento de estúdio antes da morte do guitarrista Duane Allman. Ele participou das sessões do disco seguinte, "Eat A Peach" (1972), mas morreu antes de sua conclusão. Chegou ao 38º lugar da parada americana, melhorando 150 posições em comparação ao antecessor.
Dois anos após o primeiro lançamento, Gregg Allman regravou "Midnight Rider" em seu álbum solo "Laid Back". A versão contava com um novo arranjo e duração estendida. Fez ainda mais sucesso que a original, chegando ao Top 20 nos Estados Unidos e Canadá.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps