O que faz uma música ficar pesada? Ozzy Osbourne explicou para produtor
Por Bruce William
Postado em 30 de setembro de 2025
Ao contrário de muitos artistas solo que não dão tanta atenção ao baixo, Ozzy Osbourne sempre exigiu que ele estivesse em destaque. Essa preferência vem desde os tempos do Black Sabbath e também marcou seus primeiros anos de carreira solo, quando Bob Daisley ajudou a moldar o peso característico de suas canções.
Em entrevista à Rolling Stone (via Ultimate Guitar), o produtor Andrew Watt contou como essa visão se refletia nas gravações: "Ele sempre me dizia: 'Escute o Led Zeppelin e me diga qual é o som mais alto'. Eu respondia: 'São as baterias, John Bonham'. E ele retrucava: 'Não, é o baixo'."
Ozzy Osbourne - Mais Novidades


Para Ozzy, o instrumento é essencial por unir ritmo e peso: "Ele apontava que o baixo é a coisa mais importante em uma música de rock. É o que faz a ponte entre a bateria e as guitarras, garante que o som esteja pulsando e cortando, e dá a sensação de peso."
Watt também lembrou que Ozzy, apesar de dizer que não era músico no mesmo nível de Iommi, Butler ou Ward, tinha ouvido aguçado: "Você achava que ele não estava prestando atenção, mas ele ouvia cada detalhe. De repente soltava uma frase que ia fundo, no bom sentido."

Por fim, o produtor destacou o tamanho da trajetória do Madman: "Foram 55 anos de carreira em que tudo foi grandioso, sempre no mais alto nível. Ele é uma das pessoas mais inteligentes que já conheci, um gênio de verdade."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps