O clássico absoluto do rock brasileiro que tem melodia cativante, mas narra história sombria
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de setembro de 2025
Ao longo de sua gloriosa carreira, iniciada em 1982 e encerrada em 1996, a banda Legião Urbana conquistou muitos fãs pelo Brasil. Sob a liderança do vocalista e compositor Renato Russo, o grupo lançou diversas músicas que ganharam a chancela de clássicos atemporais, sendo "Pais e Filhos" uma das mais famosas.
"Pais e Filhos" integra "As Quatro Estações" (1989), quarto disco de estúdio da Legião Urbana. Sua melodia cativante e suave contrasta com uma letra pesada, que aborda um tema extremamente delicado, como fica evidente nos primeiros versos, onde Renato canta as seguintes palavras: "Ela se jogou da janela do quinto andar".
Legião Urbana - Mais Novidades

Em maio de 1994, a Legião Urbana se apresentou no Programa Livre, apresentado por Serginho Groisman e veiculado pelo SBT. Na ocasião, antes de tocar "Pais e Filhos", Renato Russo alertou o público presente sobre o teor da canção. O cantor reconheceu que a música é bonita, mas deixou claro que sua letra versa sobre um assunto que exige muito cuidado.
"Escuta, vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? (...) Essa música é muito, muito séria, tipo, me desgasta pra c*ralho quando a gente toca, e as pessoas não percebem. É tipo assim (...) é sobre uma menina que tem problemas com os pais, ela se jogou da janela do quinto andar e não existe amanhã.
Eu acho bacana, a gente vai tocar, é uma música bonita, mas existe um clima em torno de algumas músicas da gente que me assusta (...). Mas isso é uma música seríssima, é que nem 'Índios' (...). Eu não aguentaria ouvir duas vezes seguidas (...). Eu gostaria então que vocês prestassem atenção na letra."
A apresentação da Legião Urbana no Programa Livre pode ser conferida a seguir. Renato fala sobre "Pais e Filhos" por volta dos 38 minutos e 15 segundos.
Lançada há mais de 35 anos, "Pais e Filhos" ainda faz relativo sucesso. Até o momento da edição desta nota, a música acumulava cerca de 160 milhões de reproduções no Spotify, um número significativo.
Infelizmente, Renato Russo faleceu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos. Ele não está mais entre nós, porém, deixou uma mensagem muito importante: "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco

Como foram os últimos meses de Renato Russo e a causa da sua morte
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Como foi a única conversa entre Raul Seixas e Renato Russo, segundo biografia
Os argumentos que sustentam tese de Regis Tadeu que Cazuza era melhor que Renato Russo


