O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2025
No fim dos anos 1990, Fernando Deluqui vivia uma fase de reconstrução pessoal e musical. Separado, sem dinheiro e de volta à casa dos pais, o guitarrista do RPM encontrou no acaso uma nova chance de se reconectar com o rock. Foi nesse momento que surgiu uma figura inusitada: Dudu Bonde Errado, dono de uma mansão em Garopaba (SC), que acabou se tornando palco de encontros que reuniram nomes ligados ao RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus.
RPM - Mais Novidades

"Eu estava separado, sem um gato para puxar pelo rabo. E aí aparece o Robério, do Camisa de Vênus, falando: ‘Fernando, você faz um puta som, vamos fazer uma banda para tocar em Garopaba, o Carlini já topou’. Peguei minhas coisas, meti no carro e fui embora feliz da vida. Solteiro, na boca do verão. E quem me recebeu lá foi o Dudu Bonde Errado, que virou o nosso anfitrião naquela casa maluca no alto do morro", contou Deluqui em entrevista ao Corredor 5.
A casa se transformou em base para uma banda nada convencional, que misturava covers com versões pessoais de clássicos da música brasileira. "Tudo bem, você pode fazer um monte de cover e agradar, mas não era o que eu queria. Eu peguei músicas do Lulu Santos, do Legião, do Ultraje, e fazia do meu jeito. O Carlini e o Robério entraram nessa viagem. O Carlini tinha uma versão de ‘Televisão’, dos Titãs, que ele cantava. Virou uma banda muito bacana", lembrou.

Entre ensaios, shows em bares locais e improvisos de verão, Deluqui também viveu momentos decisivos fora do palco. Numa tarde, decidiu poupar a voz e foi sozinho à deserta Praia do Siriú. "Eu falei: vou lá fazer uns gargarejos com água salgada. Cheguei e não tinha ninguém. De repente, vejo umas meninas. Uma delas era minha amiga Mila, viúva do Gregão, que remixou ‘Louras Geladas’. E junto estava a Virgínia, que depois virou minha companheira. No Siriú, onde não tinha a chance de encontrar nem com rato, nem com gato, eu encontrei a mulher da minha vida."

Foi nesse cenário improvável que o guitarrista reencontrou o prazer de tocar, ensaiar e cantar diariamente, ao lado de ídolos como Luis Carlini, guitarrista de Rita Lee e Tutti Frutti, e Robério Santana, baixista do Camisa de Vênus. "De repente, eu estava dividindo solos com o Carlini em ‘Agora Só Falta Você’. Às vezes ele fazia o solo, às vezes eu. Era uma viagem. Eu era fã dele desde ‘Ovelha Negra’, e estar ali do lado foi incrível. Foi realmente a retomada do meu rock and roll."
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps