Luis Carlini identifica característica comum na maioria dos solos de Rafael Bittencourt
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de maio de 2023
O guitarrista Luis Carlini já tocou com grandes nomes da música brasileira e é considerado um dos grandes do instrumento no país. Em entrevista a Rafael Bittencourt, no Amplifica, ele comentou sobre a arte de criar um solo.
"Eu vou falar uma coisa que acho que você vai concordar. Quase todos seus solos começam com bend e acabam com bend. Nós, como guitarristas, fazemos isso. É um pontapé inicial. Dá o bend e depois pensa. Para gravar um, solo, preciso saber a letra da música. Aquilo me muda, emociona. Trabalhei com artistas que são grandes poetas, como Rita Lee, Erasmo Carlos e Guilherme Arantes. O Erasmo eu me envolvo muito e saber a letra muda tudo", disse.
Já Rafael Bittencourt explicou que o contexto da música como um todo precisa ser legal para que o ouvinte chegue até a parte do solo.
"Uma música de rock tem uns 5 minutos. O solo tem uns 30 segundos. A pessoa só vai chegar no solo se a música for legal e der vontade de ouvir. Senão ela desliga antes e ninguém nunca vai saber do seu solo. Além disso, tem um contexto que entrega um riff legal para você solar. Esse contexto da criação como um todo é que os guitarristas não se preocupam muito. É minha perspectiva", concluiu.
Confira a entrevista completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps