As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de outubro de 2025
Durante os anos mais intensos da contracultura, o rock se misturava com política, experimentação e psicodelia - mas nem todo mundo se deixava levar por modismos. Entre os grandes nomes daquela geração, Keith Richards sempre foi um dos mais críticos à transformação do ideal libertário em produto de mercado. E, segundo o guitarrista dos Rolling Stones, apenas dois artistas conseguiram manter a integridade artística em meio àquele caos criativo: Gram Parsons e John Lennon.
As declarações aparecem na autobiografia "Life", em que Richards reflete sobre a cena dos anos 1960 e o impacto do estrelato sobre os músicos. "Dos artistas que conheci pessoalmente - embora o Otis Redding também se encaixasse nisso -, os dois que tinham uma atitude em relação à música igual à minha foram Gram Parsons e John Lennon", escreveu. "O que o negócio quer colocar em você é irrelevante. É só uma ferramenta de venda. Mas Gram e John eram realmente músicos puros. Tudo o que eles amavam era música, e depois foram jogados dentro desse jogo."
Rolling Stones - Mais Novidades

Segundo Ben Forrest, autor do text, a admiração por Gram Parsons tem raízes profundas. O americano, que integrou os Byrds e os Flying Burrito Brothers, misturou country, soul e rock de um jeito que poucos haviam tentado. Richards, que se tornou amigo próximo do cantor nos anos 1970, via nele um músico livre de vaidades. "Os dois chegaram a compor juntos em períodos de reclusão, trocando experiências e afinando guitarras em clima de irmandade artística", escreveu.
Já a escolha de John Lennon reflete outro tipo de autenticidade. "Mesmo após o fim dos Beatles, o britânico manteve uma postura inquieta, movida pela necessidade de se expressar, e não pela expectativa do público. 'Revolution', por exemplo, dividiu opiniões na época, mas mostrou o quanto Lennon estava mais interessado em honestidade do que em slogans", concluiu. Richards enxergava nisso o mesmo tipo de fidelidade à arte que sempre defendeu: criar sem se preocupar com o que é vendável.
O guitarrista lembra que, durante o auge da contracultura, muitos artistas embarcaram na onda psicodélica ou política apenas para parecerem relevantes. Ele e os Stones também flertaram com o experimentalismo, especialmente no álbum "Their Satanic Majesties Request" (1967), mas logo voltaram às raízes do blues e do rock - movidos, segundo Richards, por um desejo de verdade musical. Essa busca por autenticidade é o elo que, em sua visão, o unia a Parsons e Lennon.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os ícones do metal que faziam Robert Plant sentir vergonha da própria influência
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico


O álbum do começo dos anos setenta que Billie Joe Armstrong queria imitar
O astro gigante do rock que tentou tirar Sid Vicious da prisão
O riff que Keith Richards tinha como meta; "Ele disse tudo ali"
Rolling Stones e FIFA colaboram em edições limitadas do novo disco para a Copa do Mundo
A música dos Rolling Stones que precisou de 150 takes para virar um clássico
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Grandes álbuns de rock e heavy metal que foram lançados em junho
O "disco fraco" dos Rolling Stones que fãs estão redescobrindo em versão deluxe
Keith Richards, dos Rolling Stones, se torna bisavô aos 82 anos de idade
Para David Gilmour, Mick Jagger apenas interpreta um personagem: "O Pink Floyd não é assim"
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles


