"Esse Tal de Roque Enrow" de Rita Lee e a complexa comunicação entre gerações
Por Lucas Monteiro
Postado em 15 de outubro de 2025
Em abril de 1975, foi lançado o disco "Fruto Proibido", de Rita Lee, com o acompanhamento da banda Tutti Frutti e produção de Andy Mills, que trabalhou como técnico de som de Alice Cooper. Músicas importantes na carreira da cantora estiveram presentes neste álbum, como "Agora Só Falta Você", "Fruto Proibido" e "Ovelha Negra". O disco foi comercialmente bem-sucedido e representou um marco importante para a carreira da artista após a ruptura com o grupo Os Mutantes.
A faixa "Esse Tal de Roque Enrow" é creditada a Rita Lee em parceria com o compositor e escritor Paulo Coelho, também conhecido por suas colaborações com Raul Seixas. A letra representa os conflitos geracionais e a falta de entendimento entre pais e filhos. Nessa canção, o personagem Roque é responsável pela mudança de comportamento da garota, provocando estranhamento nos pais, que chegam a buscar ajuda profissional para lidar com os problemas da filha.


O cenário retratado na letra da música era relativamente comum na época, já que o rock passava a se conectar cada vez mais com a juventude, que já era grande consumidora de música desde o período da Jovem Guarda. Além disso, as características líricas começaram a abordar temas mais profundos, aproximando os jovens de um novo estilo musical e cultural. Neste caso, o responsável pela mudança da garota é o Roque, mas a dificuldade de comunicação entre pais e filhos ocorre independentemente dos agentes envolvidos, que podem ser jogos eletrônicos, redes sociais ou qualquer outro fator que leve os pais a perceberem que os filhos não correspondem às idealizações que criaram ao trazê-los ao mundo.

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto_Proibido_(%C3%A1lbum)
https://discografia.discosdobrasil.com.br/discos/fruto-proibido

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps