A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de outubro de 2025
Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Keith Richards dividiu o palco com alguns dos nomes mais importantes da história do rock. Mesmo sem possuir uma voz exatamente maravilhosa, o guitarrista dos Rolling Stones sempre soube identificar o verdadeiro talento quando o assunto é canto. E, para ele, ninguém supera Aretha Franklin.
Companheiro inseparável de Mick Jagger desde os anos 1960, Richards aprendeu a vida inteira o que significa estar ao lado de um grande vocalista. Jagger, símbolo máximo de presença de palco e carisma, definiu o arquétipo do frontman de rock. No entanto, segundo Keith, por mais lendário que seja, o vocalista dos Stones não é o maior cantor que já existiu. Essa honra pertence à "Lady Soul".
Rolling Stones - Mais Novidades

Em 2008, ao participar de uma pesquisa promovida pela revista Rolling Stone que perguntava a ícones da música quem consideravam o maior cantor de todos os tempos, Richards não hesitou: "Aretha Franklin." Para ele, a rainha do soul reunia tudo o que um artista deveria ser - não apenas técnica vocal impecável, mas também propósito, emoção e humanidade. A entrevista foi resgatada pela Far Out.
O guitarrista teve a chance de ver de perto o poder da voz de Aretha em 1986, quando ela gravou uma versão de "Jumpin' Jack Flash" com o próprio Richards e Ronnie Wood. O encontro transformou a canção dos Stones em outra coisa - um hino carregado da força espiritual que só Aretha conseguia transmitir. "Ela cantava cada nota sob o sol, sem precisar de ajuda tecnológica alguma", disse Keith certa vez, reafirmando que ninguém chegava perto dela.
Um momento simbólico da admiração mútua veio em 1997, quando Aretha Franklin se tornou a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. O encarregado de fazer o discurso de introdução foi justamente Keith Richards. "O dicionário já foi usado, não há mais superlativos", brincou o guitarrista, antes de completar: "O que posso dizer sobre Aretha? Você está dentro, querida. Talvez eu seja o próximo", arrancando risadas da plateia.
Quando Aretha faleceu, em 2018, após uma longa luta contra o câncer, Keith voltou a se pronunciar - agora com tristeza e reverência. "A voz mais constante da música por 60 anos foi a de Aretha Franklin", escreveu nas redes sociais. "O mundo da música perdeu um pedaço de sua alma."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Por que o nome do Trivium não faz sentido, segundo ex-integrante da banda
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80
A cantora em quem Keith Richards votou como a maior de todos os tempos
O guitarrista que Keith Richards copiou na cara dura em disco clássico dos Stones
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Black Crowes e Whiskey Myers lançam cover para "Star Star", dos Rolling Stones
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
3 músicas subestimadas de 1972 que hoje soam melhores, segundo a American Songwriter
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
O famoso álbum dos Rolling Stones que Jagger acha uma bobagem; "só tem duas músicas boas"
Mick Jagger e David Bowie: relação escancarada


