RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A aptidão que une Frejat, Paul McCartney e Mick Jagger, segundo Humberto Barros

As bandas de rock progressivo que influenciaram o Mastodon, segundo Brann Dailor

Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)

Lzzy Hale conta o que aprendeu tendo aulas de canto com Steve Whiteman (Kix)

A melhor banda de rock do Brasil de todos os tempos, segundo Mariozinho Rocha

A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs

O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado

Soulfly: a chama ainda queima

O ícone do heavy metal que iniciou a carreira solo por acidente

Dave Mustaine diz que som da guitarra do Metallica mudou o mundo

O clássico do rock que Geddy Lee "fracassou miseravelmente" tentando tocar

Paulo Ricardo comenta o que é ter muita grana e admite: "Não estou nesse patamar"

O lendário guitarrista que desapontou Eddie Van Halen por fazer um som "chocho" ao vivo

Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"

Neto de Ozzy Osbourne morde seu primeiro morcego


Stamp
Grave Digger

A canção sobre ser artista e rico que David Gilmour levaria para uma ilha deserta

Por
Postado em 13 de outubro de 2025

Tem artista que toma de assalto o ouvido da gente de um jeito silencioso. No caso de David Gilmour, a base veio do folk dos anos 1960, período em que ele tocou na rua pela Europa e acreditava que seu futuro passaria por violão e canções diretas - isso antes de o destino cruzar com o Pink Floyd.

Mesmo com a guinada para o rock progressivo, essa raiz nunca saiu de cena. Joni Mitchell ocupou espaço fixo na prateleira dele e, quando a BBC pediu oito músicas para o programa Desert Island Discs, Gilmour não pensou duas vezes em incluir uma composição dela, relembra a Far Out.

David Gilmour - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Divulgação - Capa do Live At The Royal Albert Hall
Foto: Divulgação - Capa do Live At The Royal Albert Hall

A escolha foi "For Free". Na explicação que deu no programa, ele resumiu o conflito que a letra expõe: "Isto é a Joni Mitchell em luta com o seu muro, por assim dizer. A luta com a própria consciência, por ser uma pessoa rica e, ainda assim, uma artista." A música observa um instrumentista de rua em Nova York - talento imenso, nenhuma plateia de verdade - e confronta o conforto da carreira com a essência de "tocar por nada".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esse fascínio não é só pelas palavras. Gilmour costuma defender que o violão de Joni é subestimado. Numa sessão de perguntas antes do grande leilão em que se desfez do grosso da coleção de guitarras, ele citou quem o formou: "Muitos músicos me inspiraram. Aprendi com Pete Seeger, Hank Marvin, Lead Belly, Joni Mitchell, John Fahey, Roy Buchanan, Jeff [Beck] e Eric [Clapton] e dezenas de outros. Eu copiei - não tenha medo de copiar - e, eventualmente, algo que eu suponho poder chamar de meu apareceu."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anos depois, em conversa com a NPR, ele repetiu o mapa de influências que sustenta seu estilo: "Há mil outras influências que meio que se juntaram - música folk, Pete Seeger, Woody Guthrie, Big Bill Broonzy, John Fahey, Joni Mitchell - há milhares de músicos e cantores que influenciaram diretamente a música que faço e que criaram a base do que você poderia chamar de meu estilo."

Em "For Free", esse caminho se encontra: o ouvido de Gilmour para melodias claras, a admiração por uma escrita que questiona o próprio ofício e um violão que respira por acordes abertos e afinações que fogem do trivial. Não é sobre técnica pela técnica; é sobre reconhecer, em três minutos, por que uma canção atravessa décadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No fim, a lista de uma ilha deserta diz menos sobre ranking e mais sobre pertencimento. Para Gilmour, Joni Mitchell fica naquele lugar de música que continua funcionando mesmo quando todo o resto silencia - a peça que ele levaria não só para ouvir, mas para lembrar por que começou a tocar.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


70000TonsOfMetal


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS