A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"
Por André Garcia
Postado em 18 de outubro de 2024
"When the Tigers Broke Free" foi composta por Roger Waters em 1979 como parte do autobiográfico "The Wall", mas ficou de fora porque David Gilmour e Nick Mason consideraram "pessoal demais".
E não era para menos: a letra descreve a operação militar em que morreu o pai, dele, Eric Fletcher Waters, em 18 de fevereiro de 1944, na Batalha de Anzio, na Campanha Italiana da Segunda Guerra Mundial. A batalha terminou com a libertação da Itália, mas erros estratégicos custaram a estendeu muito além do necessário, o que custou muitas vidas (incluindo a do pai de Roger).
A faixa apresenta Roger Waters praticamente solo, tendo ao invés de guitarra, baixo e teclado, marcha militar e orquestra. Ela foi lançada como single em 1982, incluída no filme The Wall e, a partir de 2004, incluída no "The Final Cut" (1983) em CD.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 1993 David Gilmour confessou que do que Roger Waters compôs para o Pink Floyd na primeira metade dos anos 80, ela era a única que o agradava.
"['When the Tigers Broke Free'] é uma música muito boa. Talvez Roger devesse botar na coletânea solo dele."
Apesar disso, ele cravou que ela foi produzida numa época da banda que ele apagaria da memória se pudesse:
"Toda a fase depois do 'The Wall' e a fase 'The Final Cut' são um pesadelo em minha mente que eu gostaria de apagar da minha memória. Seria uma boa ideia."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps