O guitarrista "mais único" de todos os tempos, segundo Keith Richards
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de outubro de 2025
Keith Richards sempre viveu e respirou música. Antes mesmo do rock 'n' roll dominar sua vida, o guitarrista dos Rolling Stones era apaixonado por jazz, mas tudo mudou quando o novo som elétrico tomou conta das rádios britânicas. A partir dali, Richards teve certeza de que havia encontrado seu destino - embora, segundo ele mesmo admite, jamais tenha conseguido superar um de seus maiores heróis.
Apesar da fama de excessos que sempre cercou os Stones, Richards garante que o grupo foi construído sobre um alicerce muito mais puro: o rock 'n' roll em sua essência. "Sexo e drogas vieram depois", ele costuma dizer. O que realmente movia a banda era a ideia de libertação, de quebrar as amarras do conservadorismo da época - algo que Keith incorporou como poucos. As entrevistas foram compiladas pela Far Out.
Rolling Stones - Mais Novidades

Hoje, Richards é praticamente um sinônimo do próprio rock. Sua imagem é parte indissociável da cultura popular. Mas, mesmo sendo um dos guitarristas mais influentes da história, há um músico que ele considera imbatível: Scotty Moore, o lendário guitarrista de Elvis Presley.
Keith Richards e Scotty Moore
No documentário "Keith Richards: Under the Influence" (2015), o guitarrista relembrou como sua família foi essencial para sua formação musical. "Minha mãe era uma fanática por música com um gosto incrível. Ela era uma verdadeira maga do rádio - se havia algo que valia a pena ouvir, ela encontrava", contou. Já o avô foi quem lhe apresentou a guitarra, permitindo que Keith a tocasse assim que conseguisse tirá-la da parede.
Em sua autobiografia "Life", Richards recorda o momento em que o rock entrou em sua vida: "Acho que o primeiro disco que comprei foi 'Long Tall Sally', do Little Richard. Um disco fantástico, que só melhora com o tempo. Mas o que realmente me pegou de surpresa foi 'Heartbreak Hotel', do Elvis. Eu estava ouvindo o rádio debaixo das cobertas, tarde da noite, quando ouvi aquilo pela primeira vez. No dia seguinte, eu era outra pessoa."
Enquanto a maioria se encantava com a voz e o carisma de Elvis, Richards ficou obcecado com o som da guitarra de Scotty Moore. "Elvis não seria Elvis sem Scotty Moore", declarou Keith à revista Rolling Stone após a morte do músico, em 2016. "Eu era um violonista acústico, mais ligado ao folk. Mas, quando ouvi 'Heartbreak Hotel', percebi que queria tocar guitarra elétrica."
Richards continuou o elogio: "Scotty Moore era meu herói. Havia um pouco de jazz no jeito dele tocar, alguns licks incríveis de country e uma base sólida de blues. Nunca foi duplicado. Eu não consigo copiá-lo. O mais perto que cheguei foi em faixas como 'Parachute Woman', quando comecei a brincar com ecos - aquelas gravações iniciais do Elvis me despertaram o interesse pelo estúdio."
Discreto, Moore acompanhou Elvis durante seus anos mais bem-sucedidos e ajudou a moldar o som do rock 'n' roll nascente. Embora seu nome não seja tão conhecido quanto o do Rei, sua influência é imensa - algo que nem mesmo Keith Richards, uma das maiores lendas vivas da guitarra, hesita em reconhecer. "Ele criou algo que ninguém mais conseguiu repetir", concluiu o Stone.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
O músico que zoou Bruce Dickinson por releitura de música dele feita pelo Iron Maiden

Keith Richards conta do que mais teve medo quando quase morreu em acidente em 2006
O maior compositor do blues segundo Keith Richards: "No patamar de Muddy Waters"
Wayne Perkins, guitarrista que colaborou com Rolling Stones e Lynyrd Skynyrd, morre aos 74 anos
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O guitarrista que Slash acabou descobrindo que "copiava sem perceber"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A opinião de Sting em 1985 sobre David Bowie, Mick Jagger, Michael Jackson e Prince
O álbum dos Rolling Stones "superior ao Sgt. Pepper's", segundo Frank Zappa


