RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A banda elogiada por Jimmy Page pela identidade própria; "sem roubar ideias de outras bandas"

Bruce Dickinson começará a gravar próximo disco solo em janeiro de 2026

Metal Hammer exalta "Para Bellum", novo disco de estúdio do Testament

Com Greyson Nekrutman na bateria, Trivium toca clássico do Sepultura; confira vídeo

As opiniões divergentes dos fãs sobre o retorno do Rush com a baterista Anika Nilles

Lobão compara heavy metal ao sertanejo e deixa claro o que pensa sobre o Iron Maiden

A banda que Julia Roberts ainda adora, mesmo discordando das ideias políticas do vocalista

Wolfgang Van Halen faz bonita homenagem a seu pai, Eddie Van Halen

Os 15 músicos que Rush pode adicionar à turnê de 2026, segundo a Loudwire

Como Paul McCartney deu empurrão para Rush retornar, segundo Geddy Lee

Geddy Lee e Alex Lifeson explicam decisão de voltar aos palcos e falam sobre a nova baterista

70000TONS OF METAL 2026 apresenta VBO, novo projeto de Francesco Cavalieri, frontman do Wind Rose

Living Colour volta ao Brasil para quatro shows em 2026

Ace Frehley cancela shows de 2025 por problemas médicos

Rush tocará dois sets por show na turnê "Fifty Something"


Grave Digger

A opinião de Regis Tadeu sobre volta do Rush com Anika Nilles no lugar de Neil Peart

Por
Postado em 07 de outubro de 2025

O crítico musical Regis Tadeu reagiu à notícia que tomou conta do mundo do rock desde a segunda-feira (5): o retorno do Rush aos palcos em 2026, agora com a baterista Anika Nilles ocupando o posto que pertenceu ao lendário Neil Peart, falecido em 2020. Em um longo vídeo publicado em seu canal, Regis, visivelmente surpreso e até "ainda incrédulo", compartilhou uma análise repleta de emoção, sarcasmo e, claro, opinião contundente - como é seu costume.

Logo no início, o jornalista confessou estar tentando compreender o que chamou de "uma avalanche de controvérsia que caiu sobre o mundo do rock como um imenso meteoro inesperado". Ele descreveu o impacto da notícia como algo que "abriu crateras profundas na alma de todos nós que crescemos ouvindo e assistindo Geddy Lee, Alex Lifeson e o eterno, insubstituível Neil Peart."

Rush - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo Regis, o anúncio - feito de forma bem-humorada pela própria banda - surpreendeu não apenas pelo retorno, mas pelo conceito da turnê: "A chamada '50 Something Tour' pretende ser um banquete de celebração aos 50 e poucos anos de uma trajetória e de uma discografia que se tornou a razão de viver de milhares de fãs ao redor do planeta", explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O crítico ressaltou, no entanto, que não se trata de uma simples substituição de baterista. Geddy Lee e Alex Lifeson, os dois remanescentes do grupo, planejam ampliar a formação ao vivo, contratando músicos de apoio, incluindo um tecladista, para que Geddy possa se dedicar mais ao baixo e ao vocal. "Não vai ser simplesmente colocar um baterista mirabolante ali, cheio de técnica. É uma nova abordagem, com um novo espírito", pontuou.

Regis Tadeu e o retorno do Rush

Apesar do entusiasmo contido, Regis reconhece que o retorno não é isento de dilemas. "Há um porém colossal. O Rush sem Neil Peart é, de certa forma, uma entidade diferente. Mas isso não significa que não possa ser interessante", disse, enfatizando o caráter comemorativo da turnê e a qualidade técnica de Anika Nilles, a nova integrante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele lembrou que Nilles, de origem alemã, tocou com o guitarrista Jeff Beck em sua última formação antes da morte do britânico, em 2023 - uma credencial que, segundo Regis, já a coloca "em um patamar altíssimo de competência".

Regis dedicou boa parte de seu vídeo para refletir sobre a reação explosiva dos fãs. "Todos os fãs do Rush - todos, sem exceção - estão divididos. De um lado, os que já cravaram na cabecinha que isso é uma profanação antes mesmo do primeiro show. De outro, uma minoria que acredita piamente que isso pode ser o início de uma ressurreição da banda", comentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para o crítico, o anúncio da turnê pegou todo o mundo musical de surpresa: "Foi absurdamente inesperado. Ninguém, nem jornalistas, nem músicos, nem fãs, imaginava algo assim. Eu mesmo tive que reler a notícia umas três vezes pra acreditar que não era fake news."

Regis recordou o histórico da banda, relembrando que o último show do Rush aconteceu em 1º de agosto de 2015, em Los Angeles, encerrando a monumental R40 Tour. Pouco tempo depois, Neil Peart foi diagnosticado em segredo com um glioblastoma, vindo a falecer em janeiro de 2020.

"Ele deixou um vazio que não era só musical, era um vazio existencial. O Geddy chorava abertamente ao falar dele, e o Alex sempre dizia: 'sem o Neil, não existe Rush'. Por isso o impacto foi tão grande."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para evitar polêmicas maiores, Regis destacou que a família de Neil Peart apoiou publicamente o retorno da banda. "A viúva, Carrie Nuttall Peart, e a filha, Olivia Peart, divulgaram uma declaração conjunta praticamente ao mesmo tempo do anúncio, dizendo que apoiam a turnê e que está tudo em ordem. Isso já muda o tom da discussão."

Apesar de prever resistência por parte dos fãs mais conservadores, Regis surpreendeu ao adotar uma postura positiva diante da volta do grupo. "Esses shows podem ser, sim, muito divertidos, muito legais e muito respeitosos. Vai ser interessante ver uma excelente baterista como a Anika dando uma vida diferente - não nova, mas diferente - às músicas do Rush", avaliou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ele também sugeriu que o público mais aberto pode aproveitar melhor a experiência: "Basta não ter a cabecinha fechada dos fãs que acham que tudo é uma heresia. O Rush clássico não vai voltar, mas isso não significa que o que vem aí não possa ser bom."

Em tom provocativo - e bem ao estilo Regis Tadeu -, o crítico ironizou os fãs mais raivosos que reagiram negativamente nas redes sociais: "O fã é esse eterno idiota. Tá lá, tendo ataques de fúria no Twitter, no Instagram, no YouTube… dizendo que o legado do Neil Peart vai ser manchado. Calma, gente. Não é o fim do mundo."

Segundo ele, a "50 Something Tour" - que já tem 12 datas confirmadas em sete cidades americanas - deve oferecer dois sets por noite e promete ser um espetáculo de alto nível técnico e emocional. Regis concluiu seu vídeo reforçando que o retorno do Rush deve ser visto como uma celebração, não uma tentativa de substituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ao contrário da grande maioria dos fãs, eu acho que pode ser um negócio legal, divertido, leve e, principalmente, um tributo respeitoso a Neil Peart. Além disso, claro, é uma ótima oportunidade de comemorar 50 anos de carreira - e, comercialmente falando, é algo muito atrativo. Vamos combinar."

Para o crítico, o mais importante é entender que a música continua viva. "O Rush não vai voltar a ser o que era - e nem precisa. O que vem aí é um capítulo novo. E, se for feito com respeito, pode ser lindo de assistir."

Confira o vídeo abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Gustavo Maiato

Jornalista, fotógrafo de shows, youtuber e escritor. Ama todos os subgêneros do rock e do heavy metal na mesma medida que ama escrever sobre isso.
Mais matérias de Gustavo Maiato.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS