Heart: "Barracuda", uma narrativa contra uma mentira sexista
Por Igor Miranda
Fonte: Rolling Stone
Postado em 18 de janeiro de 2018
Nem todos sabem, mas a letra da música "Barracuda", um dos maiores sucessos do Heart, reflete uma situação desagradável vivenciada nos primórdios da banda. A composição foi uma resposta à veiculação de uma mentira, considerada sexista, sobre a vocalista Ann Wilson e sua irmã, a guitarrista Nancy Wilson. E a responsabilidade pela divulgação do falso rumor foi da própria gravadora do grupo, a Mushroom Records.
Em 1977, um funcionário da Mushroom Records foi ao camarim do Heart, após um show em Detroit onde haviam feito a abertura para o The Kinks, perguntando onde estava o "amor" de Ann. Ele não se referia ao namorado da cantora, o empresário Michael Fisher, mas, sim, à própria irmã dela, Nancy.
Logo após, Ann Wilson soube que a própria gravadora havia colocado um anúncio de página inteira na revista Rolling Stone afirmando que Nancy e ela tinham um relacionamento incestuoso. A situação, que inspirou uma furiosa Ann a compor "Barracuda", foi relembrada, quatro décadas depois, em depoimento à mesma revista.
"Aquilo nos irritou. Foi contra tudo o que estávamos tentando iniciar e inventar - e o fato de que nossa primeira vez na Rolling Stone teve essa implicação lasciva", disse Wilson. "Para nos imaginar juntas em uma relação lésbica e incestuosa - a sordidez realmente veio a mim naquele momento. Aquela letra foi composta pela minha verdadeira natureza, em raiva legítima", disse.
Ann Wilson afirmou esperar que "Barracuda" seja "útil quando mulheres pensam sobre o que querem e o que não querem". A cantora destacou, ainda, a recente ação judicial que a cantora Taylor Swift moveu contra um DJ que a apalpou. A artista foi até o fim no processo, pedindo apenas 1 dólar de indenização - a ideia era buscar justiça com relação ao abuso que havia sofrido.
"Antes, eu não sabia o porquê. Agora, sei que estávamos sendo lançadas como garotas bonitas, em vez de pessoas com ideias e habilidades. Veja alguém como Taylor Swift, pelo que ela passou. Ela se arriscou com relação ao cara que a apalpou e levou tudo isso para o tribunal. As pessoas viraram os olhos com relação a isso, mas ela tem um ponto. Alguém pensa que tem direito de chegar a um meet and greet, subir a saia de Taylor Swift e pegar em sua bunda. E isso foi OK. Ele poderia se gabar disso em um bar", afirmou.
A vocalista do Heart disse que já passou por diversas situações semelhantes à vivenciada por Taylor Swift. "Quando estávamos com 20 e poucos anos, íamos a estações de rádio e diziam: 'amamos suas tetas'. Era irritante. E se me tocassem - era a sensação mais nojenta de todas. Mas nos anos 70, se eu contasse ao meu empresário que qualquer DJ havia tocado o meu ombro no caminho errado... quem seria demitida? Eu", pontuou.
Ao ser questionada se pensava que seria mesmo demitida, Ann Wilson reformulou um pouco a sua afirmação. "Talvez não fosse demitida, mas deixada de lado. Diriam 'f*da-se ela' ou 'que vadia'. As pessoas falam dos outros da pior forma possível, especialmente quando se torna um produto para venda. Você é só uma coisa. 'É legal? Bonito? As pessoas vão comprar?'. Tipo: 'O quão selvagem vocês duas, como irmãs, ficariam juntas? Deve haver uma relação lésbica incestuosa'. A ideia de duas irmãs, juntas, atraentes, em uma imagem sexual é um desvio. É uma forma de tirar a ênfase de nossa música e nossa mensagem", disse.
A entrevista completa de Ann Wilson com o Heart, em inglês, pode ser lida no link abaixo.
Ouça "Barracuda" no player abaixo.
Comente: Conhecia esta história?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
A banda que Chris Cornell chamou de "o Led Zeppelin americano"
A banda de hard rock oitentista que foi salva pelo grunge
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro


