Produtor nunca soube o que fez o Metallica apagar o baixo em "...And Justice For All"
Por João Renato Alves
Postado em 01 de outubro de 2025
O produtor Flemming Rasmussen concedeu entrevista à rádio chilena Futuro, onde falou sobre o trabalho com o Metallica nos anos 1980. Obviamente, o dinamarquês não poderia escapar de comentar o fim da parceria, com o álbum "...And Justice For All" (1988). O trabalho, que foi o primeiro de inéditas com Jason Newsted, teve o baixo suprimido do produto final.
"O Lars tem uma coisa: toda vez que eles fazem um álbum, ele me mostra e sempre espera que eu acene com a cabeça e diga: 'Esse é bom'. E quando ele veio e tocou '…And Justice For All', eu simplesmente perguntei: 'O que é isso?'. Ele disse: 'Essa é a mixagem.' Eu disse: 'Não, não é. Você esqueceu o baixo.' Mas não tinha baixo ali."

O profissional não trabalharia inicialmente no disco. Porém, as dificuldades enfrentadas pelo quarteto fizeram com que sua presença fosse requisitada para tentar organizar as sessões e extrair o melhor possível. No entanto, as vontades dos líderes do grupo falaram mais alto.
"Tive que dizer não, pois estava com outro trabalho. Eles começaram com o Mike Clink. Depois de três semanas em estúdio, Lars me ligou e disse: 'Ah, Flemming, quando você pode vir?'. Então, organizei todas as minhas sessões e adiei algumas. Fui para lá no dia 14 de fevereiro e fiquei por cinco meses. Quando cheguei, já tinham contratado alguns mixers de Los Angeles, Steve Thompson e Michael Barbiero. A história é que o Metallica ouviu o que eles tinham feito e disse: 'Não, não, não'. 'Cadê o som da minha bateria?' 'Cadê o som da minha guitarra?' E o Lars disse: 'Agora tire o baixo para que possa ouvir'." Eles fizeram isso. Você pode ver no YouTube. Há muitos vídeos do Steve Thompson falando sobre isso. E depois que fizeram isso, ele disse: 'Diminua mais três decibéis'. Então, foram Lars e James que decidiram. E por que fizeram isso? Eu perguntei a eles mil vezes. Ainda não sei."
Apesar de não obter uma resposta, Rasmussen possui algumas teorias. "Eles estavam em turnê com o Van Halen na época. Voaram para o estúdio e ouviram a mixagem. E acho que foi nesse ponto que Lars e James perceberam: 'Não temos mais o Cliff. Não é o baixo dele. É um som totalmente diferente.' Não conseguiram se identificar com isso naquele momento. Provavelmente é metade da questão. Mas isso sou só eu, não sei se é verdade ou não. Além disso, eles odiavam uma coisa no Jason: ele era um grande fã do Metallica. Então, toda vez que pediam alguma coisa, ele simplesmente fazia. Assim, abaixaram o volume só para irritá-lo. Mas o motivo real eu nunca soube."
Quarto álbum do Metallica, "...And Justice For All" trouxe conteúdo lírico com maior ênfase a temas políticos, sociais e ecológicos em comparação aos anteriores. É, até hoje, o segundo disco mais vendido da banda em todo o mundo, ultrapassando 12 milhões de cópias comercializadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina


Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Kirk Hammett toma capote enquanto Metallica toca "Seek & Destroy"
As músicas menos conhecidas do Metallica que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
Metallica muda foto do perfil no Facebook e fãs especulam novidades
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
Jason Newsted diz que Metallica é, na prática, uma dupla de James Hetfield e Lars Ulrich
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa
James Hetfield, do Metallica, surpreende ao eleger sua música favorita


