Produtor nunca soube o que fez o Metallica apagar o baixo em "...And Justice For All"
Por João Renato Alves
Postado em 01 de outubro de 2025
O produtor Flemming Rasmussen concedeu entrevista à rádio chilena Futuro, onde falou sobre o trabalho com o Metallica nos anos 1980. Obviamente, o dinamarquês não poderia escapar de comentar o fim da parceria, com o álbum "...And Justice For All" (1988). O trabalho, que foi o primeiro de inéditas com Jason Newsted, teve o baixo suprimido do produto final.
"O Lars tem uma coisa: toda vez que eles fazem um álbum, ele me mostra e sempre espera que eu acene com a cabeça e diga: 'Esse é bom'. E quando ele veio e tocou '…And Justice For All', eu simplesmente perguntei: 'O que é isso?'. Ele disse: 'Essa é a mixagem.' Eu disse: 'Não, não é. Você esqueceu o baixo.' Mas não tinha baixo ali."


O profissional não trabalharia inicialmente no disco. Porém, as dificuldades enfrentadas pelo quarteto fizeram com que sua presença fosse requisitada para tentar organizar as sessões e extrair o melhor possível. No entanto, as vontades dos líderes do grupo falaram mais alto.
"Tive que dizer não, pois estava com outro trabalho. Eles começaram com o Mike Clink. Depois de três semanas em estúdio, Lars me ligou e disse: 'Ah, Flemming, quando você pode vir?'. Então, organizei todas as minhas sessões e adiei algumas. Fui para lá no dia 14 de fevereiro e fiquei por cinco meses. Quando cheguei, já tinham contratado alguns mixers de Los Angeles, Steve Thompson e Michael Barbiero. A história é que o Metallica ouviu o que eles tinham feito e disse: 'Não, não, não'. 'Cadê o som da minha bateria?' 'Cadê o som da minha guitarra?' E o Lars disse: 'Agora tire o baixo para que possa ouvir'." Eles fizeram isso. Você pode ver no YouTube. Há muitos vídeos do Steve Thompson falando sobre isso. E depois que fizeram isso, ele disse: 'Diminua mais três decibéis'. Então, foram Lars e James que decidiram. E por que fizeram isso? Eu perguntei a eles mil vezes. Ainda não sei."

Apesar de não obter uma resposta, Rasmussen possui algumas teorias. "Eles estavam em turnê com o Van Halen na época. Voaram para o estúdio e ouviram a mixagem. E acho que foi nesse ponto que Lars e James perceberam: 'Não temos mais o Cliff. Não é o baixo dele. É um som totalmente diferente.' Não conseguiram se identificar com isso naquele momento. Provavelmente é metade da questão. Mas isso sou só eu, não sei se é verdade ou não. Além disso, eles odiavam uma coisa no Jason: ele era um grande fã do Metallica. Então, toda vez que pediam alguma coisa, ele simplesmente fazia. Assim, abaixaram o volume só para irritá-lo. Mas o motivo real eu nunca soube."
Quarto álbum do Metallica, "...And Justice For All" trouxe conteúdo lírico com maior ênfase a temas políticos, sociais e ecológicos em comparação aos anteriores. É, até hoje, o segundo disco mais vendido da banda em todo o mundo, ultrapassando 12 milhões de cópias comercializadas.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps