O famoso escritor que Arnaldo Antunes ainda não conseguiu parar para ler
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de novembro de 2025
Durante uma entrevista no programa Provoca (TV Cultura), Arnaldo Antunes revelou algo que surpreendeu parte dos fãs mais atentos à sua faceta literária: o ex-Titã, poeta e pensador, ainda não conseguiu concluir - ou sequer mergulhar de vez - na monumental obra de Marcel Proust, "Em Busca do Tempo Perdido".
"Eu tenho que ler Proust", disse Arnaldo, com a naturalidade de quem confessa um pecado leve. "É um dos meus projetos de leitura. Mas só quando tiver umas férias, um tempo largo assim, para mergulhar. Eu já tentei - comecei a ler o primeiro volume numa férias e estava adorando. Mas aí voltei das férias, caí no cotidiano atribulado, e interrompi a leitura."

Ao ouvir a confissão, o apresentador comentou com ironia: "O cotidiano… nem no amor a gente aguenta." O apresentador, então, mudou o rumo da conversa para uma questão que ronda os grandes artistas: a morte. "Como é que você gostaria de morrer, Arnaldo?", perguntou.
Sem hesitar, o músico respondeu: "Acho que sem aviso. Sem saber. De repente. Assim, o mais rapidamente possível." O apresentador, surpreso, completou: "Isso daí, quem não quer? Todos nós. Essa é a morte santa." Com serenidade, Arnaldo devolveu: "A morte que eu não quero é aquela que se arrasta. Essa é um horror." A conversa seguiu para o além - literalmente. O jornalista quis saber o que Arnaldo pensa que acontece depois da morte. "O bom é não saber", respondeu ele, em tom quase zen.
O apresentador, então, entregou o programa ao poeta: "Esse é o programa mais livre do mundo. Você pode olhar praquela câmera e dizer o que quiser - sobre o país, o mar, o ar, Deus, o diabo, o que for. A vida é sua."
Arnaldo respirou e citou o compositor e artista experimental John Cage, num gesto que parece resumir toda a sua filosofia: "Eu estou aqui e não tenho nada a dizer. E o estou dizendo."
Logo depois, Arnaldo recitou um de seus textos mais emblemáticos, como se respondesse, em forma de poesia, a tudo o que havia sido perguntado:
"A poesia está guardada nas palavras,
é tudo que eu sei.
Meu fado é não entender quase tudo.
Sobre o nada tenho profundidades.
Poderoso, pra mim,
não é aquele que descobre o ouro,
mas aquele que descobre
as insignificâncias do mundo -
e as nossas."
Ao final, comovido, ele concluiu o poema com uma confissão que mistura humildade e ironia.
"Por essa pequena sentença,
me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado
e chorei.
Sou fraco para elogios."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A opinião de Bruce Dickinson sobre o Cannibal Corpse em 1994
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs



